5 dicas de como escolher o melhor seguro para carros

0

Hoje em dia, ter um carro e não ter um seguro é muito arriscado. Por isso é tão importante saber os melhores seguros para o seu carro.

Depois de comprar seu tão sonhado carro, a primeira medida a se tomar é contratar um seguro automotivo. Porém, com tantas opções de seguradoras e coberturas, é possível que você fique confuso na hora de escolher a melhor opção para o seu perfil. 

Na hora de definir o seguro ideal, é preciso considerar alguns pontos principais, até porque é o seguro que irá resolver a nossa vida na hora que passarmos por algum contratempo.

Foi para te ajudar nessa tarefa que criamos este guia prático.A seguir, você poderá acompanhar algumas dicas importantes, sobre como avaliar o seguro e as suas necessidades.

Imagem: Pixabay

Dicas para escolher um seguro para carros 

Antes de mais nada, é importante destacar a importância do seguro auto, já que é ele que ressarce o motorista de prejuízos com o seu veículo e também pode quitar a indenização para terceiros envolvidos em problemas com o segurado. Contar com esse tipo de proteção evita grandes despesas e dores de cabeça. Agora veja as dicas de como escolher o seu seguro: 

1- Faça comparações

Se você sempre escolhe o que é mais barato, saiba que quando se trata de seguro, isso nem sempre é a melhor opção. Isso porque os seguros mais baratos geralmente são os que oferecem menos coberturas. 

O ideal então é fazer cotação em pelo menos quatro seguradoras diferentes. Então, assim que receber todas as cotações, comparar não só o preço como também o tipo de proteção que cada uma oferece, suas coberturas e os serviços.

2 – Saiba qual tipo de cobertura é mais importante para seu dia a dia

Antes de você fazer a escolha do melhor seguro para carros, saiba exatamente o que você precisa, ou seja, o tipo de cobertura que será útil para atender às suas necessidades. 

É comum que a seguradora ofereça vários tipos de proteção desnecessárias para você. Portanto, é importante que você já saiba pelo menos as principais coberturas que vai querer para o seu seguro de carro. 

Seu carro fica estacionado em locais perigosos? Você se preocupa com eventuais acidentes de trânsito? Em sua cidade costuma acontecer alagamentos? Você tem medo de incêndios? Fazer essas perguntas pode te ajudar na hora de decidir o plano ideal para suas necessidades. As coberturas disponibilizadas pela maioria das seguradoras são contra:

 

  • Roubo e furto;
  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Desastres naturais;
  • Danos a terceiros;
  • Queda de raio;
  • Proteção para terceiros;
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP);
  • Blindagem;
  • Vidros;
  • Kit gás;
  • Assistência 24 horas;
  • Higienização em casos de alagamento.

3 – Considere a cobertura para terceiros

Infelizmente, no trânsito, grande parte das colisões e acidentes acabam envolvendo outras pessoas. Nesses casos, se você for o errado da situação, o prejuízo pode ser muito grande, ainda mais se o valor do veículo da pessoa envolvida for alto.

Por isso, é importante considerar a cobertura para terceiros na hora de contratar o seu seguro para carro. Esse tipo de cobertura protege o segurado quando o acidente envolve mais veículos, seja por danos materiais, corporais ou até mesmo morais. O ideal, neste caso, é que a cobertura seja de no mínimo R$ 100 mil.

4 – Fique atento à franquia 

A franquia do seguro é uma participação que o segurado deve pagar quando sofre um sinistro parcial. Normalmente, quanto maior o preço da franquia, menor o valor da apólice. 

É muito importante avaliar o tipo de franquia escolhida. São três: a básica, a aumentada e a reduzida. Se você acha que possui mais risco de sofrer um sinistro, opte pela franquia com valor menor, assim, não terá um grande impacto financeiro caso algo ocorra com o veículo.

No entanto, se você acha que é um ótimo motorista e possui poucas chances de sofrer um sinistro, escolha a franquia com valor maior para pagar menos no seguro. 

Portanto, é preciso avaliar cuidadosamente se o orçamento comporta a franquia escolhida em caso de sinistro.  

5 – Benefícios extras 

Quem não gosta de um benefício extra, não é mesmo? Apesar do seguro ser um gasto essencial, isso não quer dizer que você não pode ganhar com isso. 

Algumas seguradoras oferecem benefícios para se destacarem em meio a tanta concorrência. Dependendo da seguradora é possível ter acesso a um aplicativo que monitora a sua forma de direção e indica quais pontos podem ser melhorados

Além disso, você ainda pode ganhar descontos em estabelecimentos parceiros da sua seguradora e participar de promoções. Mesmo que os benefícios extras não sejam o foco na contratação, eles podem ser um fator decisivo entre uma e outra seguradora.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.