5 dicas simples sobre como lavar a sua moto
Veja neste artigo como é possível lavar a sua moto de forma simples e sem erro.
A lavagem de motocicletas não é tão fácil quanto parece. Bem, não a menos que você queira lavá-la apenas pela boa aparência.
Dar à sua motocicleta uma limpeza completa não só protege a pintura de sua moto e evita a corrosão, mas também lhe dá a oportunidade de verificar qualquer falha estrutural ou de conexão.
Embora muitos proprietários de motocicletas prefiram instalações de lavagem comerciais, é altamente recomendado lavar você mesmo sua motocicleta.
Isto se deve principalmente ao fato de que as instalações comerciais de lavagem, em alguns casos, podem danificar peças da motocicleta, especialmente com as mangueiras de alta pressão e os detergentes agressivos usados na limpeza.
Veja abaixo as principais dicas sobre como lavar a sua moto de forma eficiente e sem erros!
Saiba como lavar a sua moto em alguns passos
1 – Prepare-se
A lavagem de motocicletas como qualquer outra tarefa requer preparação adequada para garantir que você tenha tudo o que é necessário para realizar o trabalho em uma única etapa.
Primeiro, você precisa ter um abastecimento de água suficiente. Escusado será dizer que muita água é necessária para dar à sua motocicleta um brilho limpo.
Desde o spray de água inicial, para soltar a sujeira e o exoesqueleto, até misturar a solução de lavagem e enxaguar os detergentes, é necessária água clara o suficiente para que o trabalho seja feito e feito corretamente.
Em segundo lugar, será necessário sabão ou detergente líquido, limpadores de rodas e cera para bons resultados de limpeza.
2 – Escolha o produto ideal
Entretanto, você deve ter muito cuidado ao escolher o detergente ideal para a limpeza de sua motocicleta.
Alguns detergentes de lavagem podem ser muito ácidos e, portanto, podem danificar adversamente a pintura.
Finalmente, será necessária uma esponja para limpar as superfícies, uma escova para esfregar os pneus e raios, e uma toalha limpa para secar a superfície após o enxague.
Você também pode considerar a possibilidade de ter microfibras ou esponjas de algodão que são ideais para prender o pó restante e os toques finais.
3 – O processo de lavagem da motocicleta
Qualquer pessoa pode lavar uma motocicleta, mas é necessário uma atenção inabalável aos detalhes para que ela seja feita corretamente.
Antes de começar a borrifar água em sua motocicleta, verifique se todas as conexões elétricas, fios das velas, mancais e outros componentes do gênero estão fixados.
Use um pano ou uma luva de borracha para tapar o orifício de escape de sua motocicleta, para manter a água fora de seu sistema de escape.
Se sua motocicleta estiver realmente suja, você pode considerar primeiro salpicá-la com água corrente e deixar a moto de molho por alguns minutos. Neste ponto, você pode se sentir tentado a usar água sob alta pressão para tirar o pior da sujeira.
Entretanto, tenha cuidado ao usá-la, pois isso pode forçar a água a entrar em corrente elétrica, correntes e fendas onde ela pode se acumular e causar corrosão.
Ao limpar é sempre uma boa idéia começar com as superfícies pintadas primeiro, esfregando pequenas superfícies da bicicleta de cada vez para evitar a raspagem da tinta, especialmente quando a esponja de limpeza está incrustada com poeira.
Mais tarde, pode-se então começar a limpar os pneus e falar com uma escova rígida.
4 – Como limpar as peças duras
Quando você pensa em “lavagem de motocicletas”, o que vem à mente da maioria das pessoas é a limpeza da superfície pintada da motocicleta e das rodas.
Mas o que dizer da limpeza das partes sensíveis da motocicleta como os acabamentos cromados e foscos, a corrente e os componentes sensíveis do motor?
Cada uma dessas partes requer um tipo especial de limpeza para evitar danificá-las. Para os componentes do motor, será necessário um pincel velho que seja macio o suficiente para não riscar os componentes.
Os acabamentos cromados e foscos são melhor limpos com um material de microfibras ou um pano abrasivo.
Por mais que seja tentador lavar a corrente de sua motocicleta com água pressurizada, especialmente com toda a sujeira e sujeira presa nela, isso pode prejudicar o desempenho da corrente.
Isto é simplesmente porque a água penetra através dos anéis e elos empurrando na sujeira e na sujeira.
Usar produtos especiais de limpeza de correntes e escovas rígidas é uma das maneiras mais simples de limpar a corrente de sua motocicleta.
Embora este método possa não limpar a corrente por completo, no entanto, tornará possível identificar as áreas que precisam de atenção extra da sua parte.
5 – Enxágue e secagem
O enxágue e a secagem devem acontecer quase imediatamente após a lavagem da motocicleta. Isto ajudará a evitar que os detergentes sequem em sua motocicleta, deixando redemoinhos e faixas difíceis de remover.
Portanto, certifique-se de espirrar água sobre a motocicleta de todos os ângulos enquanto presta atenção à eletricidade e à área do motor.
Quando se trata de secar sua motocicleta lavada, há um par de opções a escolher. Você pode usar um ventilador de folhas ou simplesmente usar uma toalha limpa para secar sua motocicleta.
A maioria dos proprietários de motocicletas prefere usar um soprador de folhas, pois ele economiza energia e reduz os redemoinhos.
Dúvidas sobre como lavar sua moto? Deixe abaixo nos comentários!