6 dicas para comprar um carro no leilão da forma correta!

6 dicas para comprar um carro no leilão da forma correta!

Veja neste artigo algumas dicas essenciais para comprar um carro no leilão e evitar possíveis problemas no futuro!

Algumas pessoas podem não perceber que muitos leilões de carros estão abertos ao público. 

As licenças das concessionárias não são necessárias nos leilões de carros públicos, portanto, a compra de veículos a preços de leilão é possível para praticamente qualquer pessoa. 

Entretanto, a compra de um carro em leilão é um pouco diferente da compra de um carro usado de um revendedor ou de um indivíduo. 

Portanto, aqui estão algumas dicas para tornar o processo um pouco mais fácil para os que se apresentam pela primeira vez em um leilão.

Como comprar um leilão da forma correta?

1 – Considere contratar um Consultor

Os leilões de carros podem ser esmagadores, especialmente para compradores e vendedores inexperientes. 

Um consultor profissional pode ajudar a orientar os leiloeiros de primeira viagem para decisões inteligentes e, ao mesmo tempo, ajudar a evitar erros. Ninguém quer comprar um veículo que se torne um poço de dinheiro acidentalmente. 

Contratar um especialista em leilões, pelo menos para os primeiros leilões, pode ser um investimento sábio.

2 – Faça seu dever de casa

Antes de chegar a um leilão público, é uma boa ideia para um comprador saber o que esperar. Os potenciais compradores devem certificar-se de pesquisar todos os carros que lhe interessam. 

Pesquise os números de série para garantir que tudo no veículo corresponda. Considere ter um especialista para inspecionar o veículo minuciosamente. Além disso, pergunte ao vendedor por que eles estão vendendo o carro. 

Seguir estes passos pode ajudar a evitar dores de cabeça como encontrar dois números de série diferentes no mesmo veículo depois de trazê-lo para casa.

3 – A paciência é a chave

Ao chegar ao leilão pela primeira vez, não deixe de observar o que está acontecendo. Como é o ambiente? Qual é o estilo do leilão? Quem são os protagonistas? 

Não seja tão impaciente a ponto de licitar o primeiro carro atraente que chega ao bloco do leilão. Não há vergonha em fazer muitas perguntas, especialmente as primeiras vezes em um leilão de carros.

4 – Estabeleça um limite

Os leilões de carros são emocionantes. Tão excitantes que é fácil se perder no momento e tomar decisões emocionais. Antes de ir para o lote de leilão, determine uma quantia em dólares, e mantenha-se fiel a ela. 

Esta pré-determinação ajudará os leiloeiros que se apresentam pela primeira vez (e experientes) a evitar gastar muito com um veículo por razões sentimentais. 

Alguns especialistas até sugerem que os compradores escrevam o número em suas mãos com um valor como um lembrete.

5 – Observe com cuidado

Os leilões públicos podem ser um exercício em psicologia humana. Preste atenção ao leiloeiro. Sua voz e seu comportamento são consistentes? 

Em que pontos o leiloeiro parece vacilar? Os sinais das mãos são essenciais e podem ser difíceis de serem capturados. 

A menos que os potenciais compradores estejam familiarizados com o processo de leilão, esta é uma situação em que um consultor contratado é benéfico. 

É muito mais fácil de manobrar através de um leilão se o comprador puder decifrar quais ofertas são bluffs e quais são genuínas.

6 – Test Drive do carro

A inspeção física dos veículos é essencial para os leiloeiros. Não confie na palavra do vendedor ou mesmo de um consultor.

Portanto, entre no carro e confira-o. A maioria dos proprietários oferece test drives, aceita-os antes do início do leilão. Ouvir uma partida fria também é uma boa ideia. 

Cuidado com as partidas em condições difíceis, fumaça fora do tubo de escape e sons estranhos vindos do motor.

Dúvidas sobre como comprar um carro no leilão? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.