As melhores dicas para comprar um carro usado

Você procura um carro usado para comprar? Confira algumas dicas para comprar um com segurança.

Nos últimos anos a indústria de automóveis vem sofrendo com o aumento dos preços dos carros 0km nas lojas. Toda essa situação acabou turbinando a busca pelos carros usados.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre o mês de janeiro e setembro de 2021, foram negociados mais de 8 milhões de carros usados. Esse é um volume 40% maior em comparação ao mesmo período no ano de 2020.

Entretanto, essa movimentação também acaba colocando em risco os compradores, que ficam mais expostos a golpes. Por isso, confira nos próximos tópicos algumas dicas essenciais para você adquirir um carro de segunda mão com segurança.

Imagem: Pixabay

Preste atenção nos carros “maquiados”

É comum encontrarmos aqueles carros lindíssimos nas fotos, mas que no ao vivo possui uma série de defeitos. Por isso que é importante estudar bem o carro usado que você vai comprar.

Se você for especialista no tema, ótimo. Porém, caso não entenda muito de carros, leve uma pessoa de confiança para fazer uma análise do veículo usado. Desconfie daqueles carros repintados totalmente ou que apresentam uma diferença no tom da pintura.

Já na questão da quilometragem, os carros com pouca rodagem que estejam com várias marcas de desgaste, ou até mesmo estejam equipados com pneus ruins, desconfie muito. Na melhor das hipóteses, este carro foi bastante maltratado pelo atual dono.

Portanto, faça um laudo bem detalhado do carro antes de fechar a compra, pois isso vai te livrar de muita dor de cabeça.

Se atente aos golpes

Um golpe bastante comum no mercado é o carro fantasma. Nesse crime, o suposto vendedor normalmente aponta que o veículo esté em um outro estado. Nos contatos seguintes, o criminoso informa que recebeu uma boa oferta de outro interessado, e que vai fechar a venda.

Para enganar os consumidores, é informado que ele só pode segurar o negócio através de um depósito. Quando o consumidor deposita, o golpista simplesmente some.

A quantidade de golpes é infinita e, por isso, toda atenção é pouca quando decidimos comprar um carro usado na internet.

Desconfie dos carros muito baratos

O preço baixo é uma das principais características positivas dos carros usados, mas é necessário ter atenção. Sempre tenha desconfiança dos carros que são anunciados com preços muito abaixo do normal.

Existe a chance de que esse seja um anúncio postado por golpistas. Além disso, pode ser que esse carro tenha um problema ou outra questão que atrapalhe a venda em seu verdadeiro preço. Afinal de contas, quem quer perder dinheiro? Portanto, fique de olho nisso.

Negociações com terceiros

Preste atenção nessa prática bem comum por golpistas. Algumas pessoas gostam de anunciar um carro dizendo que é amigo do dono, ou até mesmo clonando o anúncio real com os dados para contato falsificados.

Por isso, procure sempre negociar com um lojista que possua CNPJ ou com o verdadeiro dono do veículo. Para se certificar disso, antes de fechar um possível negócio, solicite os documentos que comprovem a ligação do veículo com o vendedor.

Busque carros com procedência

Procurar veículos com uma boa procedência e vendidos por pessoas idôneas é somente o primeiro passo para conseguir comprar um carro usado com a devida segurança.

Uma opção para quem não está com paciência ou tempo para garimpar um bom carro usado é procurar por lojas virtuais de credibilidade. Nelas você consegue a intermediação segura entre o cliente e o lojista.

Essas lojas virtuais possuem veículos com procedência, histórico e laudo cautelar totalmente aprovado, além da garantia. A transparência também é um diferencial, perfeito para a negociação.

Imagem padrão
Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixar uma resposta