Como consultar a tabela FIPE?

Você conhece a tabela FIPE? Essa é uma tabela muito usada como referência no comércio de carros no Brasil. Ela cobre os veículos automotores que são ou foram vendidos no Brasil, e é através dela que é possível obter os preços médios de todos os veículos vendidos nacionalmente.

FIPE é a sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e é uma fundação que, entre diversas atividades, também cria indicadores para o mercado em geral. Porém, um dos mais famosos como certeza é o preço médio dos veículos, popularizando a tabela FIPE.

Sabendo disso, decidimos trazer neste artigo algumas dicas de como consultar a tabela FIPE para ter uma noção atualizada dos preços dos veículos em território nacional. Confira!

Imagem: Pixabay

O que é o preço FIPE?

O preço FIPE é um valor médio em que os veículos são vendidos na prática. Ou seja, dentro da tabela FIPE dos veículos é possível achar o valor médio deles praticados no mercado de acordo com a versão e o ano específico das motos, carros, utilitários pequenos, micro-ônibus e caminhões.

Vale ressaltar que a tabela FIPE é usada apenas como um parâmetro referencial, uma vez que esses preços podem variar para menos ou para mais, a depender da região, cor, conservação, acessórios ou outro fator que possa influenciar as condições da oferta e da procura por um determinado veículo.

Como consultar a tabela FIPE?

Mas você sabe como consultar o preço dos carros usados? Bom, para consultar a tabela FIPE é bem simples e exige poucos passos. Confira eles:

Entre no site

Como a consulta é online, primeiro você deve visitar o site oficial da fundação, clicando aqui. Somente neste site você encontrará a tabela oficial e atualizada.

Escolha o tipo de veículo

Depois de entrar no site da instituição, você deve selecionar o tipo de veículo que deseja. Como já citamos, é possível procurar na tabela os valores de motos, carros e caminhões. Escolha entre um deles.

Selecione o modelo correto

Na busca do site FIPE você precisa marcar o fabricante e, em seguida, o modelo desejado. Porém tenha atenção pois o sistema é muito específico, e qualquer mudança nos nomes da versão do veículos, acaba resultando em uma busca diferente. Ou seja, é necessário colocar exatamente a versão e modelo que procura.

Após realizar estes passos, irá abrir uma caixa contendo os anos de fabricação daquele modelo e você deve clicar no que deseja e procurar. Depois de fazer isso, você vai conferir o preço médio que os veículos são vendidos ou o preço de tabela de seu carro novo.

Como é calculado o valor da tabela FIPE?

Uma dúvida que pode ser bem recorrente é sobre o cálculo do valor da tabela FIPE. Essa dúvida é importante e precisa sim ser esclarecida. Para os novos carros é muito simples, pois a tabela FIPE simplesmente reproduz os preços das montadoras, mas sem incluir nenhum outro item adicional.

Porém, no caso dos veículos usados, o que a tabela FIPE faz é a média do valor dos carros à venda, sempre do mesmo ano, modelo e versão.

Por ser uma média onde existe a chance de encontrar veículos mais caros e baratos do que a tabela FIPE, isso acaba variando de acordo com o vendedor quanto pelo estado do veículo.

Quando a tabela FIPE é atualizada?

Muitas pessoas perguntam: quando ocorre a atualização da Tabela FIPE? A tabela FIPE é atualizada todos os meses, normalmente nos primeiros dias do mês são publicados os preços dos carros usados com a média do mês anterior e os enviados pelas montadoras para a rede de concessionárias.

Imagem padrão
Acesse Carros

Editor no site acessecarros.com.br
Comprometido em trazer a melhor informação para você, a custo zero

Deixar uma resposta