Consulta de IPVA: veja o procedimento para conferir os valores

0

As consultas e pagamentos do IPVA não só não interferem no licenciamento, como também evitam o pagamento de multas e juros.

O aviso e o pagamento do IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos Automotores) é uma obrigação para todo proprietário de carro e faz parte do pacote de impostos cobrados nos primeiros meses do ano.

O final da placa é o que indica a data do pagamento (detalhes a serem discutidos abaixo). Independentemente da situação do veículo, o proprietário deve ter em mãos o número do Renavam (Cadastro Nacional de Veículos) além da placa para obter a orientação do IPVA.

O Ministro das finanças é o gerente de armazenamento e recebimento. Esse imposto é custeado pelo governo estadual e o valor recebido é devolvido a cada unidade federativa, além de uma participação junto ao município onde o carro foi licenciado.

comprar um carro
Imagem: Pixabay

Definição de valor

O pagamento do IPVA é anual, ou seja, válido por um ano após o pagamento. Este rácio é definido como uma percentagem calculada a partir do valor de mercado do instrumento.

A referência de mercado para o preço dos carros é a tabela Fipe. Cada confederação define essa porcentagem, portanto, as taxas de agendamentos de cobrança e isenções variam.

Possibilidade de desconto

Os detentores de dinheiro do IPVA no início do ano sempre podem garantir um desconto significativo. Dependendo do estado federal, uma porcentagem muito atraente é oferecida.

Em geral, os governos dos estados emitirão a consulta do IPVA em dezembro com valores detalhados. São algumas semanas para quem quer planejar.

Além disso, como o final do ano é sempre o momento de receber o dinheiro extra com o dia 13 e, em alguns casos, a restituição do imposto de renda, é uma boa ideia fazer as contas e analisar se vale a pena economizar para pagar o IPVA para desconto.

Prestação

Nem sempre é possível garantir dinheiro para remunerar o IPVA em janeiro e receber desconto. Quando isso acontece, existem outras maneiras de pagar pela carne.

Alguns estados permitem que você pague seus impostos de uma só vez, mas sem desconto. Em outros casos, o proprietário pode optar pelo parcelamento. Seu número depende da confederação.

O fim da comissão costuma definir a data de pagamento. Quem deixar de pagar o IPVA até a data de vencimento incorrerá em multas diárias e multas por atraso com base na taxa Selic.

Exceto para consultoria IPVA

Existem regras de isenção de IPVA, dependendo do estado. No Rio Grande do Norte, Goiás e Roraima, veículos fabricados há mais de 10 anos não pagam imposto.

Com mais de 15 anos de fabricação, os estados de Rondônia, Amazonas, Ceará, Bahia, Espírito Sagrado, Distrito Federal, Amapá, Paraíba, Pará, Rio de Janeiro, Deserto Grosso do Sul, Maranhão, Sergipe e Tocantins oferecem isenção.

No caso de Alagoas, Jeira, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, apenas veículos com mais de 20 anos não pagam IPVA.

Os estados de Minas Gerais e Pernambuco possuem sistemas de redução de tarifas nos últimos anos. Em Deserto Grosso, a isenção é válida por mais de 18 anos de produção. Santa Catarina, exceto IPVA para veículos edificados antes de 1985 apenas.

Não pagamento de IPVA

Quem não pagar o imposto na data correta sofrerá um enorme prejuízo financeiro. Além disso, há juros e multas e o valor final pode chegar a 20 % do que é cobrado (como mencionado acima), se o atraso for superior a 60 dias.

Além disso, o titular fica impedido de fazer a licença anual, que é faturada de acordo com uma escala definida de acordo com o final da placa.

A falta de pagamento do IPVA não significa apreensão do carro, o problema neste caso é que a habilitação não foi executada.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.