Recarregamento sem fio de carros elétricos: como funciona?

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Já imaginou recarregar um carro elétrico sem precisar de fios? Essa realidade está mais próxima do que você imagina. Entenda como funciona. 

Em parceria com a HEVO, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções de carregamento automotivo sem fio, pesquisadores do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), dos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia automotiva que possibilita o recarregamento sem fio para carros elétricos. 

Isso se tornou possível por conta de uma bobina eletromagnética polifásica. Essa bobina é capaz de atingir uma densidade de potência de 1,5 megawatts por metro quadrado, cerca de oito a dez vezes maior do que a tecnologia comum. 

Com isso, é possível carregar carros elétricos enquanto eles trafegam em alta velocidade.

Imagem: Pixabay

Como funciona o recarregamento sem fio?

A tecnologia funciona da seguinte maneira: a bateria do veículo é energizada quando colocada sobre uma plataforma de carga. O carregamento também pode acontecer quando o veículo passa por uma estrada capaz de transferir a energia através do espaço de ar entre as bobinas magnéticas instaladas no solo e o veículo.

De acordo com Jeremy McCool, CEO da Hevo, “Com apenas um dispositivo sem fio montado no veículo, o motorista poderá carregá-lo com níveis de até 300 quilowatts enquanto dirige, com uma eficiência energética de até 96,5%.” 

O laboratório ORNL também está trabalhando em outras tecnologias, como o conversor que elimina um dos estágios de conversão de energia por transferência sem fio, o que cria uma infraestrutura estacionária mais econômica e compacta.

Velocidade de recarregamento

Por meio do sistema de carregamento sem fio de veículos elétricos criado pela ORNL, a eletrificação dinâmica em tempo real se tornaria possível, com isso, há uma redução no tamanho das baterias dos veículos, fazendo com que eles consigam trafegar por vários quilômetros sem precisar de recargas. 

Atualmente, os veículos elétricos que circulam pelas ruas possuem baterias que variam entre 30 kWh e 60 kWh. Esse tipo de bateria exige pelo menos 20 minutos para carregar em uma fonte de 300 kW. Caso os fabricantes tentassem diminuir esse tempo, a potência teria que ser elevada para meio megawatt, tornando a fabricação inviável.

Quando a tecnologia chegará? 

Apesar dos avanços tecnológicos dos experimentos, a solução ainda irá demorar para chegar ao consumidor final, a expectativa é para depois de 2024. 

Além do laboratório ORNL, a empresa Qualcomm também está trabalhando em uma tecnologia de carregamento sem fio, mas já admitiu que o mercado vai demorar para ver a tecnologia chegar para todos.

Como funcionam os carros elétricos?

Os carros elétricos são uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis não renováveis, como o petróleo, gás e carvão.

O maior benefício desse tipo de veículo é que eles não emitem gases poluentes, ou seja, não danificam o meio ambiente. 

Nos carros elétricos atuais, a bateria recarregável armazena a energia elétrica que será utilizada para fazer o carro funcionar. 

Volvo e o recarregamento sem fio

A fabricante de veículos Volvo iniciou um projeto de um eletroposto na Suécia para carregamento sem fio de  veículos.

O eletroposto evia energia através de uma zona de carregamento embutida no solo. O veículo recebe esta energia por meio de um receptor instalado na parte inferior do carro. A tecnologia é muito parecida com o que o laboratório ORNL está trabalhando. 

Com isso, o veículo carrega automaticamente ao ficar alinhado com a zona de carregamento. A velocidade de recarga destas estações chega a ser quatro vezes maior do que os carregadores domésticos, isso porque a potência de carregamento do XC40 Recharge será acima de 40 kW.

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