Saiba o que a lei diz sobre os rachas de carro! - Acesse Carros

Saiba o que a lei diz sobre os rachas de carro!

Veja neste artigo o que a lei diz sobre os rachas de carro e evite colocar a sua vida e a de outros em risco!

Anúncios

Se você é fã de velocidade, certamente já teve vontade de apertar o acelerador e sair cantando pneu na avenida mais vazia. Mas saiba, apesar de parecer tentadora, essa é uma ideia péssima!

Ainda que a via esteja completamente deserta, a prática de rachas de carro(apostar corrida em alta velocidade em vias públicas) é uma ideia completamente indevida.

Isso porque, além dos riscos de falta de controle do carro, falha de algum equipamento mecânico (já que a tendência é chegar no limite dos veículos), existe a possibilidade do fato casualidade que pode, inevitavelmente, acontecer.

Ou seja, além de colocar sua própria vida em risco, o que já é péssimo, você pode colocar a dos demais sem nem saber.

Anúncios

Praticar rachas de carro é uma atitude completamente imoral, irresponsável, inconsequente, mas é bom lembrar também que trata-se de uma atitude ilegal.

Isso acontece porque eles estão previstos no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, mas também podem acabar em resultados previstos no Código Penal, como lesão corporal ou até mesmo tentativa de homicídio.

Entenda um pouco mais sobre o assunto abaixo.

O que diz a Lei de Trânsito sobre o assunto?

No Código de Trânsito Brasileiro, o assunto está previsto em diversos artigos. Vamos fazer uma análise básica sobre cada um deles para que você tenha maior entendimento e compreensão do todo.

  •         Art. 173: ele discorre sobre a proibição de disputar corrida, que refere-se exatamente aos rachas. Ela prevê a aplicação de multa, recolhimento da carteira e remoção do veículo como punição a quem praticar a atividade.
  •         Art. 174.: trata sobre a promoção de eventos com racha ou manobras do gênero, bem como a participação neles na via. Também prevê penalidades como suspensão da carteira e apreensão do veículo.
  •         Art. 308: apesar de muito parecido com os demais, este artigo imputa ao crime uma intenção assumida de colocar a vida de outros em risco. Dessa forma, já abre a possibilidade da imputação penal sobre o crime.

As determinações ainda apresentam multa pecuniária que, hoje, é de R$293,47. Além disso, todos os rachas de carro podem ser responsabilizados de forma criminal se apresentarem alguma forma de risco a demais pessoas.

Quais as implicações penais perante ao crime de rachas de carro?

No próprio art. 308 do CTB já está prevista a detenção (que pode ser de 6 meses até 3 anos) para os casos de racha que apresentarem risco às pessoas em geral, porém, não é somente ele que discorre sobre o tema.

Em seus parágrafos ela também prevê que a penalidade seja maior de acordo com o resultado que tenha gerado.

Basta uma interpretação legal simples para que se entenda que, se um racha chegar a um resultado ruim, a pessoa que o tiver cometido será penalizada de imediato.

Então, no caso de alguém se machucar ou até mesmo vir a óbito, os crimes serão julgados e condenados como tal. Rachas não são permitidos no Brasil e, além da proibição, tem as sanções previstas em esferas administrativa e criminal.

Não participe dessas situações perigosas e indevidas. Dirija sempre com segurança e pratique uma direção defensiva, respeitando os limites de velocidade e sinalização de trânsito.

Dúvidas sobre rachas de carro? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!
COMO CONSULTAR BENEFÍCIOS: VER AGORA