4 dicas para reduzir o desgaste dos pneus
Veja algumas dicas essenciais para reduzir o desgaste dos pneus e economizar dinheiro com o seu carro!
Esta pergunta é bastante comum. À medida que os pneus são usados, é normal que a banda de rodagem se torne gradualmente mais rasa, fazendo com que o desempenho geral do pneu mude.
Afinal, uma banda de rodagem muito pequena pode criar condições de condução inseguras. Quando os pneus não conseguem agarrar a estrada, é muito mais fácil para o motorista perder o controle do veículo.
Além disso, a profundidade da banda de rodagem dos pneus é incrivelmente importante em estradas molhadas; a banda de rodagem precisa cortar através da umidade e manter o máximo contato possível com a superfície da estrada.
O desgaste irregular da banda de rodagem pode ocorrer por uma variedade de razões que podem levá-lo a ter que substituir um pneu mais cedo em vez de mais tarde.
Desse modo, a verificação regular da profundidade e do desgaste da banda de rodagem de cada pneu de seu veículo não só o avisará quando for hora de substituir um pneu, mas também o ajudará a detectar outras manutenções necessárias e a obter o máximo valor de seu veículo e de seus pneus.
Afinal, como posso diminuir o desgaste dos pneus?
1) Monitore e mantenha a pressão de ar dos pneus
Os pneus perdem a pressão de ar com o tempo. Quando devidamente inflados, os pneus podem distribuir uniformemente a força do veículo para a estrada.
Quando sobre ou sub-inflado, uma tentativa não consegue fazer contato apropriado com a estrada adequadamente inflada, partes da banda de rodagem começarão a se desgastar mais rapidamente e/ou de forma desigual.
Portanto, verifique a pressão de seus pneus no mínimo uma vez por mês. Verifique também antes de fazer uma longa viagem ou quando você planeja transportar carga extra.
Você pode encontrar as especificações de pressão de pneus do fabricante do veículo em uma etiqueta afixada na porta do motorista ou ao longo do atolamento da porta.
Você também pode verificar o manual do proprietário de seu veículo para recomendações de pressão de pneus.
2) Gire seus pneus
A rotação dos pneus é tão importante para aumentar a vida útil do pneu. Seus pneus dianteiros absorvem o peso das forças de parada e direção, por isso se desgastam mais rápido que os pneus traseiros.
Desse modo, se você os girar regularmente, você pode ajudar a guiar os quatro pneus de forma mais uniforme.
3) Ajuste seus hábitos de direção
Você não pode evitar totalmente o desgaste dos pneus, mas pode evitar comportamentos de direção que aceleram os danos. Tomar curvas muito rápidas pode desgastar as bordas de seus pneus dianteiros.
Bater em um buraco pode criar vazamentos e desgaste de pneus, e até mesmo mexer no alinhamento de suas rodas.
Sendo assim, abrandar e estar em alerta para danos na estrada ou itens na estrada que possam danificar seus pneus ajudará seus pneus a durar mais e a se desgastar mais uniformemente.
4) Verifique regularmente o alinhamento de suas rodas
O mau alinhamento das rodas e a suspensão gasta ou danificada podem mastigar um pneu muito rapidamente. Sugerimos verificar seu alinhamento ao rodar seus pneus.
O alinhamento das rodas garante uma ótima dirigibilidade, ajuda seus pneus a durar mais e seu veículo a dirigir mais suavemente.
Portanto, se você sentir uma vibração em seu assento ou perceber que seu volante parece desequilibrado, seu carro pode ter que ser alinhado.
Dê aos seus pneus uma chance de viver mais tempo e mantê-los seguros na estrada, seguindo estas quatro dicas e visitando um mecânico de confiança para que seus pneus sejam inspecionados para detectar sinais de desgaste prematuro.
Dúvidas sobre como reduzir o desgaste dos pneus? Deixe abaixo nos comentários!