Como consultar multas pela placa?

As multas com certeza são um dos maiores medos de um motorista ao dirigir. Isso porque, em certos casos, é normal cometer certos erros de trânsito. Por isso, até mesmo os motoristas mais experientes podem acabar se surpreendendo ao descobrir que possuem multa no seu nome.

O não pagamento das multas pode acabar trazendo prejuízos enormes para o dono do veículo. Afinal de contas, débitos pendentes podem fazer com que o licenciamento anual do veículo seja bloqueado, impedindo que o mesmo possa circular pelas estradas e ruas.

Imagem: Pixabay

Em certos casos, a falta do pagamento pode acontecer sem a vontade do dono do veículo, pois a carta da multa pode ter sido extraviada ou até mesmo pode não haver dinheiro para pagar naquele período.

Por isso, é necessário sempre estar conferindo se possui multa no veículo. Essa conferência pode ser feita facilmente através da placa do veículo. Consultar as multas pela placa permite que todos esses problemas sejam evitados. Por isso, confira logo abaixo como consultar as multas pendentes pela placa do veículo.

Como saber se o veículo tem multas da placa?

Entre no site do Detran da sua cidade

Para fazer a consulta de multas pelo número da placa, é preciso entrar no site oficial do Detran do seu estado. Só através desse site que será possível conferir se foi registrada alguma multa na placa do seu carro.

Depois de entrar no site do Detran, procure pela aba “Situação do veículo” ou “Consultar multas”. Essa opção também pode aparecer como “Consultar pendências”, tudo vai depender do estado em que você for consultar.

É através dessa aba que você vai conseguir fazer a conferência dos possíveis débitos existentes no número da sua placa. Depois disso, realize os seguintes passos:

Informe a placa do seu veículo

Depois de entrar no site e procurar pela opção certa, o correto agora é informar a placa do seu veículo ou o código Renavam. Em alguns Detrans do Brasil pode-se solicitar ambos os números.

Usando essas informações, além de conseguir conferir todas as pendências possíveis referentes ao seu veículo, você também vai conseguir acessar os status do automóvel referente a outras questões administrativas, financeiras ou judiciais.

Por isso, saber como fazer a consulta através do número da placa é importante para manter todo tipo de informação sobre o veículo em dia.

Tem como consultar multas pelo número do Renavam?

Outra forma de descobrir se o veículo tem multas é através do número RENAVAM. Em certos casos, só esse número serve para consultar, enquanto em outros é necessário também o número da placa.

RENAVAM é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores, e é obrigatoriedade para todo o veículo do Brasil. Todos os automóveis nacionais precisam ter o seu cadastro no Renavam para que seja possível a sua circulação no país com a possibilidade de ser localizada em sistemas de todos os estados nacionais.

Esse número está no CRLV ou no CRV e é composto por 11 dígitos. É possível consultar as pendências do seu carro através desse código da mesma forma como foi com a placa, entrando no site do Detran do seu estado.

Imagem padrão
Acesse Carros

Editor no site acessecarros.com.br
Comprometido em trazer a melhor informação para você, a custo zero

Deixar uma resposta