5 dicas para comprar um carro direto com o dono - Acesse Carros

5 dicas para comprar um carro direto com o dono

Veja neste artigo como comprar um carro direto com o dono e evitar possíveis problemas durante a aquisição!

Comprar um carro diretamente do proprietário parece muito tentador, não é? Pular a burocracia que envolve a loja e, principalmente, a comissão, faz com que a procura por compras diretas acabe aumentando bastante.

Mas é necessário observar até onde isso vale mesmo a pena. Muitas vezes, o valor da diferença entre a compra na loja e diretamente do dono não é tão grande. Outras vezes, não vale o incomodo que pode causar.

Porém, sabendo quais cuidados você deve tomar, comprar um carro direto com o dono pode ser uma grande chance de você alcançar o sonho de ter um automóvel próprio.

Esteja atento às dicas a seguir e torne essa experiência um sucesso, sem grandes riscos e com muitos êxitos.

1. Analise bem a documentação

Antes de fechar o negócio, é indicado que você peça toda a documentação do carro e olhe tudo com muita cautela. Avalie se todos os documentos são realmente originais e, caso não se sinta competente para tal, peça ajuda a um despachante.

Será necessário DUT (Documento Único para Transferência) preenchido com nome e autorização no verso, tudo autenticado. É interessante também que você tire uma cópia autenticada desse documento e o mantenha como segurança em casa.

Verifique se todos os passos requeridos para a concretização da venda foram seguidos, como apresentação de documentos que o Detran exige e também pagamentos de taxas envolvidas.

 

2. Confira o histórico documental do veículo

É sempre necessário também conferir o histórico que aquele carro possui. Isso inclui questões como multas e possíveis alienações.

Se o veículo estiver com alguma pendência, dependendo de qual for, ela poderá recair sobre você, portanto, fique ligado! Ninguém quer comprar um carro e receber, no lugar, uma dívida extra.

3. Desconfie de preços muito baixos

Confira primeiramente  se os valores são condizentes com os da tabela FIPE e abra os olhos se forem muito inconsistentes.

Os automóveis costumam ter uma variação de valores quando anunciados diretamente pelo proprietário, mas essa diferençando  deve ser algo tão  gritante.

Carros com valoração muito abaixo do encontrado costumam esconder problemas de batidas anteriores ou até mesmo documentação atrasada ou busca e apreensão.

Comprar um carro com o proprietário sem dar a devida atenção a esses detalhes pode levar você a experimentar dores de cabeça completamente desnecessárias.

4. Peça ajuda a um mecânico para avaliar as condições do carro

Ainda que seus conhecimentos automobilísticos sejam excelentes, conte com o apoio de um profissional para vistoriar o veículo que você está comprando. É primordial que sejam verificadas questões como freio, motor e câmbio .

Como as garantias ao comprar um carro direto com o dono são menores, é muito significativo que a averiguação do funcionamento aconteça com minúcia e perícia, evitando maiores problemas futuros.

5. Teste o carro antes de fechar negócio

O ideal é que você possa andar no veículo antes de comprar um carro direto com o dono. Na verdade, essa dica é tão valiosa que deve ser considerada inclusive quando a compra for em concessionárias ou até de carro 0km.

Ver como está o funcionamento do carro, ouvir o motor e testar os freios em funcionamento faz com que você tenha mais certeza de que realmente é aquilo que você quer adquirir.

Mas não se deixe levar pela emoção. Fazer um test drive antes de tudo e ignorar os passos indicados anteriormente é uma excelente forma de se envolver em uma enrascada

Portanto, informe-se, faça tudo com calma e com certeza o seu negócio será ótimo.

Dúvidas sobre como comprar um carro direto com o dono? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!
CARTÃO CIDADÃO - INFORMAÇÕES

SAIBA MAIS >>>