Como aumentar a vida útil da embreagem
O sistema de embreagem é essencial para o carro, e aumentar a sua vida útil é muito recomendado.
Anúncios
A embreagem permite a ligação física entre o motor do veículo e o câmbio. A sua durabilidade acaba sendo muito afetada pelos hábitos de motoristas no volante, e isso faz com que a sua vida útil seja menor do que o previsto.
Essa parte do carro é composta pelo rolamento, platô e o disco que é revestido com um material com alto atrito. Além da relação física, também é responsável por proporcionar a ligação mecânica entre o motor e o câmbio, sendo indispensável para o funcionamento correto de qualquer veículo.
Enfim, esse é um componente que não pode ser danificado com frequência, e por isso é necessário adotar hábitos que previnem o seu desgaste. Portanto, confira nos próximos tópicos como aumentar a vida útil da embreagem.
Anúncios
Evite descansar o pé na embreagem
Muitas pessoas acabam fazendo isso sem nem perceber. A mania de descansar o pé no pedal de embreagem quando para no semáforo acaba acelerando ainda mais o desgaste desse sistema. Portanto, coloque o pé na embreagem somente quando for trocar de marcha.
Se atente na hora de passar a marcha
Às vezes, arrancar com o veículo na segunda marcha pode até ser útil, porém o uso contínuo desta prática causa desconforto e também submete a embreagem a alguns atritos e vibrações sem necessidade.
Procure evitar reduzir de forma brusca
As vezes é necessário, óbvio, mas infelizmente tem quem ache divertido frear de forma brusca. Bom, esse hábito de usar o câmbio ao invés do freio para diminuir a velocidade bruscamente acaba tendo um impacto negativo em sua durabilidade.
Acontece que a sobrecarga sobre o conjunto acaba provocando até mesmo a quebra do disco. Por isso, tente dirigir de forma mais suave e diminua a velocidade com o freio antes de colocar uma marcha mais baixa.
Não dirija de forma agressiva
Da mesma forma que se deve evitar frear de forma brusca o veículo, sair com muita velocidade, cantando os pneus também é um hábito que afeta a durabilidade desse sistema.
Vale ressaltar que os carros de pistas ou os modelos preparados normalmente contam com embreagens igualmente preparadas para suportar a carga de esforço extra. Portanto, lembre-se sempre: você não pilota um carro de Fórmula 1.
Evite o excesso de carga
Saiu com o carro e sentiu um cheiro como se fosse queimado vindo do seu motor? Esse é o sinal claro do superaquecimento desse sistema, e isso acaba reduzindo a vida útil de seus componentes.
Esse problema é provocado pea necessidade de modular o portal de embreagem para conseguir arrancar com o veículo com excesso de peso.
Forçando o automatizado
Esse é outro fator que pode acabar reduzindo a vida útil dos componentes da embreagem. Da mesma forma como funciona os carros que possuem câmbio manual, os modelos que são equipados com as transmissões automatizadas também contam com o sistema de embreagem bem semelhante com o dos carros “mecânicos”.
Porém, o fato desses câmbios não contarem com o pedal de embreagem não quer dizer que os maus hábitos do motorista não possam danificar o sistema. Isso ocorre quando os condutores usam o “creeping” do câmbio para conseguir segurar o automóvel nas ladeiras. Vale ressaltar que o custo da troca do kit é bem mais alto que nos carros manuais.
Enfim, são várias práticas que podem ajudar a fazer render a embreagem. Caso tenha curiosidade, coloque essas práticas no seu dia a dia e faça a devida revisão no seu veículo para conferir a qualidade das peças e dos componentes mais usados.