Como me tornar piloto de carro?

Como me tornar piloto de carro?

Se você é amante do automobilismo e está pensando em entrar neste universo e se tornar um piloto, chegou ao artigo certo! 

 

As informações sobre o processo de se tornar um piloto de automobilismo infelizmente não são muito claras e por isso muita gente acaba desistindo da ideia. Para te auxiliar a realizar esse sonho, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que  um condutor comum precisa fazer para se tornar um piloto de competição. 

Como me tornar um piloto de carro?

O primeiro passo para se tornar um piloto de carro é buscar por uma escola de pilotagem que seja credenciada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em seu Estado

 

Por se tratar de uma etapa fundamental para sua futura carreira como piloto, é importante que você verifique se a escola é realmente credenciada, caso contrário, seu curso não terá validade oficial. Esse processo é feito junto à Federação de Automobilismo do seu Estado. 

 

A carga horária do curso tem, em média, 20 horas de duração. Após realizar e finalizar o curso de automobilismo, você terá direito à primeira carteira (PC) Piloto de Competição.

 

Com a carteira PC, você começará como novato nas competições regionais. Então, você pode conquistar a carteira PGC B – Pilotos Graduados de Competição B. Para conseguir chegar a este nível será necessário realizar um novo curso ou ter uma ótimo desempenho na temporada anterior.

 

Por meio do site oficial da CBA você consegue acessar as formas homologadas e saber quais campeonatos poderá participar de acordo com sua formação. 

 

Além de fazer o curso e conseguir a carteira, o piloto de carro também precisa conseguir patrocinadores para bancar suas despesas.  

 

Também será necessário encontrar uma equipe que dispute um campeonato oficial. Normalmente as competições estaduais são as melhores opções para quem está iniciando nesta carreira, já que o nível técnico é menor e se aprende bastante, ganhando mais experiência.

 

Após conquistar experiência nos campeonatos e seus patrocinadores, é importante que você escolha a categoria que mais se adapta ao seu estilo. Para isso, você pode conversar com pilotos com mais anos de experiência.

Salários de um piloto de carro

Se você quer assumir essa profissão como sua principal atividade, saiba que a faixa de salário de um piloto de automobilismo não é alta. A média que os pilotos recebem no país fica entre R$ 1.825,38 e R$ 3.278,08, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Documentação da Carteira de Piloto

 

Se você está interessado em ingressar na pilotagem profissional em São Paulo, saiba que será necessário filiar-se à entidade máxima do esporte, a CBA e a FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo).

 

Para isso, é preciso pagar uma anuidade que te dará direito a receber seguro saúde enquanto estiver competindo em provas, seguro com proteção em caso invalidez,  óbito e para eventuais despesas médicas. 

 

Para solicitar a documentação necessária para começar a pilotar como profissional é necessário separar os seguintes documentos: 

 

  • Cópia do seu RG;
  • Exame médico;
  • Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para os pilotos menores de 18 anos, Termo de Responsabilidade padrão da FASP/CBA, com firma reconhecida do responsável;
  • Diploma de Escola de Pilotagem, para os pilotos iniciantes, que pretendem tirar carteira de piloto graduado B;
  • Pagamento da Taxa FASP/CBA para o ano em curso.

 

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.