Motor de carro: entenda a diferença HP e CV

0

Existem diferentes tipos de carro e de motor, mas poucas pessoas compreendem as diferenças e particularidades de cada.

Para entender a velocidade de um carro é preciso saber a potência do seu motor, que pode ser quantificada utilizando CV ou HP, que são medidas diferentes. No Brasil, utilizamos mais o CV, enquanto nos Estados Unidos a HP é a mais comum. Mas afinal, qual a diferença entre elas? Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre o assunto. 

HP e CV: entenda o que significa

A sigla CV vem de Cavalo-Vapor e serve para indicar a força do propulsor. Essa medida é utilizada no Brasil. 

Já em outros países, principalmente nos Estados Unidos, a medida utilizada é a HP, uma sigla para a palavra: ‘horsepower‘ (cavalo de força, em português).

Ou seja, se formos comparar, ambas as siglas se referem a mesma coisa, estão apenas em línguas diferentes, sendo o CV usado no Brasil e HP em países que falam o inglês. Porém, é importante dizer que  não são duas unidades de medidas iguais.

As siglas CV e HP surgiram logo após o matemático e engenheiro James Watt criar a máquina a vapor em 1768. Com o intuito de quantificar a potência de sua invenção, James a comparou com os cavalos, medindo o desempenho deles em uma esteira. 

Assim, o engenheiro chegou à conclusão que de 745,7 watts eram proporcionados pelos cavalos, unidade de medida que significa 1 HP de potência. Por esse motivo a sigla HP vem de “cavalo de força”, uma vez que a comparação feita pelo engenheiro James Watt usou cavalos e a energia que eles produziam ao correr.

Até hoje, nos documentos mais técnicos de carros, a medida adotada internacionalmente é o Watts, já que CV e HP não são medidas tão precisas. 

Imagem: pixabay

Qual a diferença entre HP e CV?

Como dito anteriormente, apesar de tratarem da medida da potência do motor, CV e HP não são exatamente iguais. Confira abaixo como funciona cada uma das potências: 

  • 1 CV equivale a 735,5 watts;
  • 1 HP corresponde a 745,7 watts.

Mas o que isso significa na prática? James Watt, ao avaliar o desempenho dos cavalos na esteira, notou que eles geram cerca de 745,7 Watts e, portanto, esse é o valor do HP, que foi calculado de acordo com a força que o cavalo fazia para levantar um objeto de 75kg a uma altura de 1 metro, no tempo de 1 segundo.

Já o cavalo-vapor, ou CV, representa cerca de 735,5 Watts. Ou seja, mesmo medindo a mesma coisa, CV e HP não são medidas equivalentes, sendo o Horsepower (HP) ligeiramente maior. 

Dessa forma, um  carro com motor de 100 HP terá 74570 Watts. Se escrito em CV, o mesmo motor teria 73550 Watts. Se você quer ter uma visão mais precisa da potência do motor do seu veículo, sugerimos a conversão de CV para Watts. Confira abaixo como funciona a conversão: 

Como converter as medidas CV e HP para Watts:

  • 1 CV = 735,499 Watts
  • 1 HP = 745,699 Watts

Para conversão entre CV e HP, as medidas são:

  • 1 CV = 0,98632 HP
  • 1 HP = 1,01387 CV

Conclusão 

Tanto a HP como CV são unidades de medida da potência do motor de um veículo e mesmo medindo a mesma coisa, conseguimos perceber que o HP é uma grandeza ligeiramente maior.

Dessa forma, ao analisar um motor, o que que estiver descrito em HP terá mais potência do que aquele descrito em CV.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.