Posso usar reboque no meu carro?

0

Rebocar o carro é algo que pode ser necessário diversas vezes, mas infelizmente nem todo carro pode e isso acaba gerando alguns problemas.

Todos os modelos de carros podem rebocar um trailer? Familiarize-se com as regras de utilização de reboques de automóveis. Se o seu carro é muito pequeno para levar sua família com você em uma viagem. Uma opção é instalar um trailer para puxar o trailer.

Mas você deve ter cuidado. Apesar de ser um acessório legal, existem algumas regras que devem ser assistidas. Seu veículo também deve ser compatível, pois os fabricantes proíbem determinados modelos de receber engate de reboque. Saber mais abaixo.

Imagem: Pixabay

Qual é o problema

A barra de reboque é uma estrutura metálica feita para permitir que o carro seja preso a um reboque ou outro tipo de reboque. Por esta razão, esta estrutura deve ser aparafusada em pontos na estrutura da carroçaria.

Apesar de muitas pessoas fazerem a instalação por questões estéticas, com o intuito de “proteger” o carro de pequenas colisões, o resultado em colisões maiores pode ser justamente o contrário, fazendo com que uma colisão em baixa velocidade e fácil reparo leve até mesmo à perda total..

Legislação

A resolução 197/2006 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece as regras para o uso de reboques em automóveis com até 3.500 kg de GWP (Total Gross Weight).

Os veículos capazes de rebocar reboques devem notificar a CMT (Habilidade Máxima de Tração) e os detalhes dos pontos de engate do gancho de reboque à carroceria na caderneta de uso e manutenção.

Já os acessórios devem ser fabricados por empresa certificada pelo Inmetro utilizando as informações do fabricante, aderência máxima do modelo de carro desejado e referência à resolução do Contran. A instalação deve ser realizada por empresa qualificada e o comprovante de venda deve conter a identificação do veículo.

Um veículo que pode (e não pode) rebocar um reboque.

Rebocar carros de passeio certificados no mercado automobilístico brasileiro incluem o Jeep Compass, Volkswagen T-Cross, Toyota Corolla (a partir de 2020), Renault Sandero e Hyundai HB20.

Por outro lado, alguns fabricantes proíbem a instalação desses acessórios em veículos. Entre os veículos já verificados para usar o sistema de embreagem estão o Chevrolet Onix e Onix Plus, todos os modelos Honda (incluindo os novos City e City Hatchback) e o Nissan Versa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.