5 dicas para compradores de automóveis de primeira viagem

5 dicas para compradores de automóveis de primeira viagem

Veja neste artigo quais são as principais dicas para compradores de automóveis de primeira viagem e evite possíveis erros!

Aprender a dirigir e passar no teste da carteira de motorista são os principais marcos.

Uma vez que você tenha esse pequeno cartão em suas mãos – o próximo passo é obter seu próprio conjunto de rodas, porque você não pode continuar pedindo emprestado os carros dos amigos e familiares para sempre! Veja aqui como iniciar sua busca. 

Comprar seu primeiro carro pode ser bastante assustador – é por isso que reunimos estas 5 dicas para ajudá-lo durante o processo sem percalços.

Dicas para compradores de automóveis de primeira viagem

1. Faça sua pesquisa antes e durante o processo de compra do carro

Comprar seu primeiro carro é um compromisso financeiro considerável, e é por isso que você deve fazer sua lição de casa. 

Ele o ajudará a compreender o processo de compra, as responsabilidades que vêm com a posse do carro e a saber quais especificações e características você precisa procurar em um veículo para garantir que ele se adapte à maioria, se não a todas, suas necessidades.

Amigos ou familiares que compraram e possuem veículos podem indicar-lhe a direção certa e a equipe de vendas dos revendedores é treinada para ajudá-lo em sua jornada de compra de carro, mas muitas das informações que você precisa estão disponíveis online!

A pesquisa de compra de carro inclui a busca da marca e modelo de seu carro desejado e a garantia de que não haja reclamações, recalls ou defeitos relacionados à segurança do consumidor relacionados a esse produto. 

Lembre-se, só porque você gosta da aparência de um veículo no chão de uma concessionária – ou em um anúncio on-line – não significa que é um bom carro de primeira viagem.

2. Estabeleça um orçamento

Seja realista com o orçamento do seu carro. Comprar um veículo é um grande passo, mas é apenas o primeiro passo; você tem que manter o carro na estrada também. 

É por isso que você deve procurar o melhor exemplo do veículo mais acessível que atenda às suas necessidades agora mesmo – e para o futuro próximo. Embora a melhor opção fosse pagar em dinheiro, isso nem sempre é possível.

A maioria dos compradores de automóveis precisa de financiamento para comprar um carro. 

Lembre-se, além dos reembolsos mensais, você precisará fazer um orçamento para seguro, manutenção, registro, reparos e, é claro, combustível (é por isso que é importante pesquisar o consumo de combustível de um carro, mesmo que geralmente seja uma estimativa otimista). 

3. Procure por veículos certificados

Todos nós sonhamos em comprar um carro novo sem manchas, mas geralmente são proibitivamente caros para os compradores de primeira viagem. 

Um veículo usado certificado é o melhor tipo de carro usado que você pode comprar, porque terá sido pré-verificado e preparado para venda por um revendedor respeitável. 

É provável que também tenha sido razoavelmente bem conservado, portanto, se você encontrar um problema com o carro logo após comprá-lo, você terá recurso com o negócio que o vendeu a você!

É sempre aconselhável comprar um carro usado de um nome no qual você possa confiar. Visite sua concessionária mais próxima e deixe que a equipe de vendas da loja o ajude a encontrar um veículo usado que seja adequado para você. 

Você pode comprar com tranquilidade sabendo que todos os carros que você está navegando são certificados.

4. Inspecione o carro, por dentro e por fora

Leve o tempo que for necessário para realizar uma inspeção visual do interior e exterior do veículo que você está interessado em comprar. 

Os carros usados nunca estão em condições imaculadas – como poderiam estar, se foram conduzidos por outras pessoas, mesmo que por pouco tempo? – e você pode querer saber se um revendedor estaria disposto a resolver um problema que você tenha detectado, se necessário, ou se estaria disposto a ajustar o preço pedido por eles de acordo.

Também é de vital importância descobrir a história do veículo – fazer perguntas como:

  • Qual é a idade do veículo? Ele ainda pode ter o equilíbrio de um plano ativo de garantia e serviço do fabricante.
  • Que quilometragem o carro já fez? e tem sido mantido em tempo hábil, de acordo com seu cronograma oficial de quilometragem?
  • Ele tem um histórico completo de serviço e documentos? Se não tiver, considere seriamente a possibilidade de olhar para outro carro.

Uma vez que o vendedor de uma concessionária tenha respondido a todas as suas perguntas sobre sua possível compra para sua satisfação (lembre-se, até mesmo detalhes minuciosos são importantes para esclarecer antes de assinar uma oferta de compra), você provavelmente vai querer levar o carro para um test-drive. 

5. Financiamento seguro

Ao solicitar um acordo financeiro para facilitar a compra de seu primeiro carro, tente fazer um depósito de pelo menos 20% do preço de compra, se possível (às vezes será exigido um mínimo de 10%). 

Ao pagar um depósito, você demonstrará, até certo ponto, que é provável que pague suas prestações regularmente E quanto mais dinheiro você depositar, menores serão seus reembolsos mensais. 

Antes de se aproximar de um banco para um empréstimo, verifique com a concessionária.

Afinal, eles podem oferecer suas próprias opções de financiamento que poderiam lhe servir melhor e, como todos os pagamentos e compras vêm de um só lugar, isso torna as coisas muito mais simples.

Não se assuste com a perspectiva de solicitar um financiamento para veículos. Todas as concessionárias têm um especialista em seu pessoal que está lá para ajudar os clientes a fazer negócios de financiamento. 

Dúvidas sobre compradores de automóveis de primeira viagem? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.