5 peças essenciais para automóveis que necessitam de manutenção regular

0

Veja neste artigo quais são as peças do seu carro que necessitam de manutenção regular!

Quer você esteja planejando comprar um carro usado japonês ou um veículo novo, você irá com uma máquina que contém cerca de 30.000 peças (se você contar cada componente até os menores parafusos). 

Pode ser bastante difícil identificar qual deles é o “mais importante”. Por outro lado, há algumas peças primárias que você deve sempre inspecionar para garantir que sua experiência de condução seja segura, confortável e suave.

Neste artigo, listamos 5 peças essenciais do carro que necessitam de manutenção regular!

Desse modo, na próxima vez que você verificar um veículo de um leilão de carros, certifique-se de verificar o estado das peças que mencionaremos abaixo. 

Desta forma, você pode ter uma ideia de quanta manutenção ou reparos você terá que fazer.

Peças que necessitam de manutenção regular?

manutenção regular

1. Motor

Cada veículo é movido por um motor e a maioria dos carros usa um motor a gasolina, de combustão interna. 

Desse modo, os motores são frequentemente identificados dependendo do número de cilindros que possuem, e cada cilindro tem sua própria câmara de combustão. 

Isto significa que o tamanho do motor é um fator importante que afeta a potência total de um automóvel.

Outros fatores, como o tipo de transmissão e o tempo de combustão, determinam a capacidade de um veículo. Também é evidente que o motor pode ser considerado como o coração de seu carro e requer um check-up regular.

2. Freios

Em termos de segurança, seu sistema de frenagem pode ser considerado como uma das partes mais importantes de seu carro. Normalmente, você tem que consultar um mecânico profissional para saber se precisa substituir as pastilhas ou rotores de freio. 

Entretanto, há sinais de aviso que dizem claramente que é hora de levar seu veículo a uma oficina de reparo de automóveis. Você ouviria ou sentiria o seguinte ao aplicar os freios:

  • Som de ranger e/ou gritar;
  • Vibração;
  • Má capacidade de resposta;
  • O carro “puxa” para um lado.

3. Pneus

Sem os pneus, você não precisaria dos freios. Como seus pneus são literalmente a parte de seu veículo que toca a estrada, é importante mantê-los em boa forma. 

Você pode garantir uma condução segura quando mantém seus pneus devidamente inflados e alinhados por profissionais.

Se a profundidade do piso de seus pneus for inferior a 4/32 de uma polegada, é hora de substituí-los. 

Portanto, certifique-se de pedir o manual para que você também possa determinar a pressão de ar adequada para seus pneus. Tenha em mente que a quantidade recomendada varia de acordo com o fabricante.

4. Bateria

Imagine como seria frustrante se sua bateria morresse enquanto você dirige no meio do nada. 

A bateria do carro é uma das partes mais negligenciadas de um veículo, especialmente porque não há sinais de aviso que digam que ele está prestes a morrer em você.

Se você estiver usando seu veículo em uma área altamente urbana, então seria fácil pedir assistência na estrada quando sua bateria morre. 

Por outro lado, se você estiver planejando usar seu veículo em uma longa viagem, seria melhor pedir a um especialista para testar sua bateria. 

Se você começar a notar um mau funcionamento dos componentes elétricos, se demorar um pouco mais para ligar o motor ou se você vir à luz da bateria no painel de instrumentos piscando, então é hora de consultar um técnico profissional.

5. Instrumentos do painel de instrumentos

A maioria dos proprietários de automóveis sempre presta atenção ao seu medidor de combustível e velocímetro, mas outros instrumentos no painel de instrumentos são igualmente importantes. 

Por exemplo, o tacômetro permite que você saiba sobre o estado de seu motor. Você pode identificar problemas comuns como vazamentos de óleo quando olha para o manômetro de pressão de óleo. 

Ao prestar atenção a outros instrumentos do painel de instrumentos, você pode evitar problemas maiores no motor ao longo da estrada.

Dúvidas sobre a manutenção regular das peças? Deixe abaixo nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.