Blindagem de carro: saiba se é possível retirar
Será que é possível retirar a blindagem de um carro? Se você está com essa dúvida, chegou ao artigo certo. Hoje vamos esclarecer todos os detalhes!
Anúncios
Devido ao aumento descontrolado da violência no país, a instalação de proteção balística em automóveis se popularizou por aqui. Mas caso você compre um carro que tenha essa proteção e queira retirá-la, saiba que é possível sim!
No entanto, o processo de desblindagem de um veículo não é nada simples e tem um custo alto, que pode chegar ao mesmo valor da blindagem.
Isso acontece porque além de retirar as mantas, vidros e chapas de aço balístico, na desblindagem é preciso desmontar todo o interior do automóvel, além de substituir vários componentes, como: peças de acabamento plástico e mecanismos de acionamento dos vidros elétricos.
Esses componentes que devem ser substituídos são necessários para o processo de blindagem do veículo. Portanto, para realizar a desblindagem, todos esses componentes precisam ser substituídos por componentes padrão.
Anúncios
Além disso, o motorista deve considerar os gastos com a mão de obra para realizar a desmontagem, montagem e os testes necessários para garantir que o procedimento foi realizado de maneira adequada, preservando o funcionamento dos sistemas e equipamentos do veículo.
Os vidros dos veículos devem ser substituídos
Outro ponto importante na desblindagem são os vidros. Ao fazer esse procedimento, os vidros blindados deverão ser substituídos pelos originais. Porém, o problema está nos buracos que surgem entre o vidro e o acabamento veículo, já que o painel e a forração são cortados para acomodar o vidro blindado, que tem maior espessura.
A solução para este problema é remover a camada interna do vidro, ou seja, a lâmina de policarbonato, que mantém o vidro quase na mesma espessura do modelo original.
A documentação deve ser regularizada
Mesmo com todas as dificuldades que envolvem o processo de desblindagem de um veículo, se decidir por realizá-lo você terá que regularizar a documentação do veículo e retirar a modificação assim que terminar o serviço.
De acordo com as normas do Detran, qualquer modificação nas características de um veículo deve ter a autorização do órgão de trânsito, conforme determina o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro.
Você pode conferir as modificações que são permitidas na Tabela do Anexo da Resolução Contran nº 292/2008, com redação dada pela Portaria Denatran nº 38, de 2018.
Segundo informações do item 7 desta tabela, a retirada de blindagem é legal, porém, é necessário obter um Certificado de Segurança Veicular emitido por uma instituição técnica licenciada após inspeção de segurança do carro.
Após realizar a desblindagem do veículo, será necessário retirar do campo Observações do CRLV a informação de que o veículo é blindado.
Afinal, vale a pena fazer a desblindagem do veículo?
Como vimos até aqui, a desblindagem do veículo é o processo de retirada e substituição dos componentes de segurança que são instalados no momento da blindagem.
Apesar de ser uma remoção, a desblindagem é bem mais complicada do que a blindagem, por isso o custo deste serviço costuma ser bem alto.
Além do valor elevado, existe a necessidade de regularizar a documentação do veículo após o procedimento da desblindagem, o que é mais um trabalho para você.
Por fim, você estará gastando para tirar uma proteção do seu veículo, o que nos dias de hoje não é vantajoso.