Seguro do carro por quilômetro rodado: veja se vale a pena

0

Pensando em contratar um seguro para o seu carro: Conheça e saiba como funciona a modalidade de seguro por quilômetro rodado. 

O seguro por quilômetro rodado é uma opção de seguro que surgiu nos Estados Unidos e começou a se popularizar em outros países. Como o nome já diz, este seguro considera a quilometragem que o veículo percorre. 

Trata-se de uma alternativa que diferencia determinados motoristas. Por exemplo: um motorista de aplicativo usa o carro todos os dias e uma pessoa que trabalha home office usa o carro raramente, portanto, é mais vantajoso para quem dirige menos.  

comprar um carro

Como funciona o seguro do carro por quilômetro rodado?

O seguro por quilômetro rodado é uma opção mais barata oferecida pelas seguradoras. O valor é menor quando o risco também é menor. Ou seja, esse seguro é uma alternativa para quem não utiliza o carro com frequência, diminuindo as chances de sinistro. 

Como o próprio nome já diz, o valor deste seguro será calculado com base no quanto você utilizou o seu veículo. Além disso, ele pode ter coberturas diferentes dependendo da seguradora e do plano escolhido. 

Para as seguradoras, motoristas que utilizam menos o veículo conseguem manter as peças menos desgastadas, evitando problemas, e ainda correm menos riscos de se envolverem em acidentes, sofrer batidas, roubo e outras questões que levariam ao sinistro.

Coberturas do seguro do carro por quilômetro rodado

Assim como nos seguros comuns, o seguro por quilometragem oferece cobertura para perda parcial e ou perda integral do carro. Nessa situação, o segurado e a seguradora dividem o custo do reparo do veículo. 

  • Perda parcial: acontece quando os danos do veículo correspondem a até 75% do valor do veículo.

Quando o motorista sobre um sinistro que danifica mais de 75% do seu valor do veículo no mercado, a perda é integral. Nesses casos, o usuário recebe a indenização integral do seguro para comprar um novo carro.  Esse tipo de indenização também é paga pelas seguradoras em caso de furto e roubo.

Quais seguradoras no Brasil possuem o serviço?

Esse serviço de seguro por quilômetro rodado ainda não é tão popular no Brasil, mas algumas seguradoras já vem se arriscando e colocando esse serviço no catálogo, veja quais são elas:

  • Youse;
  • Thinkseg;
  • Liberty Seguros.

 

Como é feita a cobrança?

A cobrança vai depender da empresa na qual você contratou o serviço. Na seguradora Youse, por exemplo, ao contratar o seguro por quilometragem, você já fica sabendo na hora qual o valor fixo e o valor do quilômetro rodado. 

Essa cobrança é feita por meio de um valor fixo e um valor variável. Funciona assim: o valor fixo é definido pelo plano selecionado de coberturas e assistências. Enquanto o valor variável muda de acordo com a quilometragem rodada no período.

As mensalidades do seguro são calculadas em forma de ciclos que fecham sempre no mesmo dia de cada mês. Portanto, todos os meses a quilometragem do seguro é zerada para iniciar um novo ciclo de cálculo. 

Qual a vantagem deste seguro?

A maior vantagem do seguro por quilômetro rodado é para os motoristas que utilizam o veículo com pouca frequência, já que as mensalidades são bem menores.

Quem tem mais de um veículo na garagem também pode recorrer à opção, contratando o seguro por quilômetro rodado no veículo que utiliza menos, e um seguro comum no carro que utiliza todos os dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.