Carro usado ou seminovo: vantagens e diferenças

Muitas pessoas não sabem a diferença entre um carro seminovo e um usado.

Chegou o momento de comprar um carro, e a primeira coisa que vem na cabeça é: comprar um carro novo ou um seminovo? Bom, para te auxiliar nessa escolha, decidimos separar abaixo algumas características importantes que vão te ajudar nessa decisão. Confira os próximos tópicos.

Imagem: Pixabay

Diferença entre usado e seminovo

Antes de listar as características dos dois tipos de carro, é bom entender as diferenças que existem entre um carro usado e um seminovo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses tipos de carro não são a mesma coisa.

Os carros seminovos são aqueles que possuem até três anos de utilização, um só dono e, no máximo, uns 20 mil quilômetros rodados anualmente. Já os carros usados, por sua vez, são os veículos com uma idade acima de 3 anos.  Os carros clássicos também podem fazer parte da categoria de usados, exceto aqueles com mais de 25 anos sendo usados.

Quesitos que devem ser levados em conta

Bom, conseguiu compreender o que difere um carro seminovo de um usado? Agora vamos falar um pouco mais sobre os quesitos para se analisar antes de fazer a sua escolha. Confira.

Preço

Esse é um dos pontos que mais atraem os consumidores. Bem diferente dos carros de lançamento, os usados e os seminovos possuem preços mais em conta. O seminovo é o tipo de carro que oferece modelos recentes com equipamentos extras.

Já os carros usados contam com preços mais em conta, porém requer um alto número de vistorias, por ter uma quilometragem maior.

Avarias e manutenção

Por terem uma quilometragem maior, é comum que os dois modelos, tanto seminovo quanto o usado, demonstram um desgaste de peças e uma maior necessidade de reparos.

Como apontam alguns especialistas, o recomendado é buscar por carros que tenham até 80km rodados, Depois de 100mil km o carro requer uma substituição de peças um pouco mais caras.

Nessa etapa, é necessário procurar um mecânico confiável. Somente um profissional vai saber detalhadamente as verdadeiras condições do seu carro, bem como as peças que estão em um bom estado e quais precisam ser trocadas.

Documentação

Quem escolher comprar carro seminovo e usado pode economizar um dinheiro com a documentação do carro. Isso porque só é preciso pagar a transferência desse documento. Os preços acabam variando de acordo com o DETRAN, mas a média fica por volta de R$150,00.

Também é preciso se certificar de que os documentos deste carro estão em ordem, e se o veículo tem alguma pendência, como tributos a serem quitados e multas. É possível fazer essa consulta através do site do Detran de seu estado.

Compra de pessoa física ou jurídica?

As duas modalidades são praticadas com um certo sucesso no mercado, porém é necessário ter atenção a algumas considerações. Quando se compra diretamente de uma pessoa física, é necessário fazer a transação em um local público, com boa movimentação de pessoas.

Já quando se compra de pessoa jurídica, a segurança é um pouco maior já que esse local vendedor é juridicamente protegido, ou seja, uma empresa bem estabelecida que dispõe da nota fiscal. Nessas empresas você pode exigir um histórico do carro e garantia de 90 dias.

Além de ter atenção com esses pontos, tente ser paciente para fechar a compra. Realize um teste drive no veículo, com a finalidade de garantir que ele está perfeitamente apto para rodar contigo.

Imagem padrão
Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixar uma resposta