Central Multimídia: como escolher uma para seu carro
Ter central multimídia acaba melhorando muito a direção e valorizando o veículo. Entretanto, é necessário saber escolher a ideal para cada tipo de carro.
No passado, apenas quem tinha um carro luxuoso possuía uma central multimídia. Atualmente esse equipamento passou a ser comum, inclusive nos carros mais populares.
Poucas coisas marcam a experiência de dirigir um carro quanto entrar no veículo e se deparar com um painel lindo e moderno. Além da questão visual, a central multimídia sendo boa acaba facilitando sua direção. Leia mais a seguir e descubra como escolher uma central multimídia para o seu carro.
O que é uma central multimídia?
Para quem é leigo, a central multimídia é a tela que fica centralizada no painel do carro. Ela tem esse nome pois mescla mais de um tipo de mídia, emitindo imagem e som.
Além do som e do visual, esse item melhora e muito a experiência na direção e eleva a tecnologia do veículo. Por exemplo, existem equipamentos que têm a função GPS, possibilitando uma direção mais segura. Por isso, a central multimídia é um dos itens que mais agregam um carro quando se vai revender.
Modelos de central multimídia
A principal regra é: quanto mais moderno for este acessório, mais funcionalidade ele vai possuir. Entretanto, mesmo com a lista extensa de opções, alguns proprietários podem sentir que falta algo.
Existem os casos onde é aceito tanto o Android Tuto como o Apple CarPlay, mas existem os exclusivos para cada. É necessário se atentar a isso e também ter atenção como funciona esse pareamento do celular com o carro.
Geralmente é preciso utilizar um carro, mas já existem as funções sem fio. O mercado também conta com as centrais que trazem uma TV digital agregada.
De qualquer maneira, se você é um tipo de pessoa que curte tecnologia, vale a pena investigar com mais precisão o funcionamento da central multimídia e conferir todas as funcionalidades antes de adquirir uma para o seu carro.
Instalar uma central multimídia
Se o seu veículo não possui esse equipamento tão importante, uma boa central multimídia vai acabar aumentando e muito o valor dele. Entretanto, antes de realizar a instalação, é bom se certificar de que a central multimídia é compatível com seu carro, além de conferir a portabilidade com o tipo do seu celular, como já citamos.
É necessário fazer isso principalmente se você pretende utilizar a central multimídia para assistir filmes e séries, afinal você vai precisar de uma tela grande, não é? Mas aí é que tá, pois nem todos os carros são adaptáveis a esse tipo de central.
Quando você compra uma central multimídia do tamanho errado, ela pode acabar danificando o painel do seu carro. É bom também saber que ela vai ser conectada à elétrica do veículo, então é bom escolher um profissional qualificado para fazer o serviço de instalação.
Esse profissional também vai te indicar qual a melhor central para seu carro. Caso ele não indique, entre em contato com a fabricante ou a concessionária para solicitar indicações.
Quais acessórios que valorizam o veículo?
Carros normalmente são vistos como bens que vão perdendo o seu valor com o passar do tempo. Entretanto, quando você adiciona novas funcionalidades, além de manter um veículo em bom estado, pode acabar aumentando o seu valor na revenda.
Porém, saiba que nem toda mudança vai ajudar o seu veículo e valorizá-lo, por isso sempre é legal conferir quem é especializado no momento de comprar ou vender carros para te auxiliar na tomada de decisão.