Conheça as categorias da CNH e saiba quais veículos você pode dirigir!

0

Descubra neste artigo quais são as principais categorias da CNH e saiba qual é a sua e qual veículo você pode dirigir em 2022!

A Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH, é um documento obrigatório para todos aqueles que desejam dirigir em território nacional.

Além disso, é importante saber que todos os tipos de veículos no Brasil, necessitam da habilitação, sejam um carro, moto, caminhão ou ônibus.

Entretanto, poucas pessoas sabem que existem categorias diferentes para cada tipo de veículo, sendo a categoria A, B, C, D e E; e cada uma, permite a direção de um modelo específico. 

Portanto, confira abaixo as principais categorias da CNH e quais veículos é permitido dirigir em cada uma delas!

Boa leitura!

Quais são as principais categorias da CNH?

categorias da cnh

Categoria A

A categoria A não permite ao condutor habilitado com esta CNH dirigir qualquer tipo de veículo com quatro rodas, incluindo carros. 

Em outras palavras, quem tem CNH categoria A só pode dirigir veículos de duas ou três rodas, independentemente das cilindradas.

Sendo assim, é possível dirigir motos, motocicletas, ciclomotores e triciclos com esta categoria de habilitação.

Categoria B

Esta é a categoria mais comum entre os 5 tipos de CNH. 

A categoria B permite ao condutor habilitado dirigir veículos de quatro rodas, desde que o peso total não ultrapasse 3.500 quilos e o número de pessoas seja, no máximo, oito (incluindo o motorista).

Desse modo, é possível dirigir carros comuns, caminhonetes, SUVs, furgões e carros que suportam no máximo 8 pessoas.

Categoria C

A categoria C é específica para os motoristas que desejam dirigir veículos de carga, ou seja, veículos que possuam capacidade e peso acima de 3500 kg.

Entretanto, o peso máximo para essa categoria é de 6000 kg, caso seja maior do que o limite estabelecido, será necessário conseguir outra categoria.

Desse modo, os veículos que podem ser utilizados com essa categoria são caminhões que atendam as especificidades acima. 

Categoria D

Essa é a categoria específica para motoristas que desejam dirigir veículos com passageiros e que o limite seja superior a 8 pessoas.

Os mais comuns nesta categoria são os ônibus, as vans e os micro-ônibus. 

Vale ressaltar que, para o caso das vans, se o condutor tiver interesse em dirigir de forma profissional, é necessário fazer o curso de transporte coletivo, disponível nas autoescolas.

Categoria E

Para finalizar as principais categorias da CNH, vamos falar sobre a categoria E.

Essa categoria possui um diferencial, pois é possível dirigir veículos da categoria C, D e E com ela.

Desse modo, o condutor possui permissão para dirigir veículos que possuem peso acima de 6000 kg, incluindo reboque, semirreboque e/ou trailer.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.