Descubra 5 maneiras de fazer o seu carro durar mais tempo!

0

Descubra neste artigo quais são algumas maneiras importantes de fazer o seu carro durar mais tempo de forma saudável!

A idade média de um carro na sucata é de cerca de 14 anos, enquanto a idade média dos veículos na estrada é mais próxima dos 8 anos.

Mas não se preocupe, há algumas medidas simples que você pode tomar para dar ao seu motor a melhor chance de alcançar seus anos dourados.

Com a ajuda do Acesse Carros , compilamos uma lista de dicas fáceis de seguir para minimizar os custos de operação e manter o seu carro na estrada por anos.

Confira abaixo!

Como fazer o seu carro durar mais tempo?

carro durar mais

1. Dê uma atenção especial para a bateria do seu carro

Se você não usar seu carro por longos períodos de tempo, a bateria se degradará e se esgotará.

Portanto, considere a possibilidade de usar um carregador para manter a bateria recarregada se seu carro for deixado em uma garagem por um longo período de tempo.

Ou um condicionador de bateria se ele parecer segurar menos carga do que o normal.

Se sua bateria ficar sem carga, ter que pular para ligar o carro coloca uma tensão adicional na bateria e pode danificar o sistema de gerenciamento do motor e outros componentes eletrônicos delicados: um duplo choque de maior desgaste.

2. Troque os filtros regularmente

O filtro de óleo e o filtro de ar de seu carro ficam entupidos com o tempo, por isso é importante renová-los regularmente.

Eles devem ser substituídos como parte da manutenção programada do carro, mas ambos são trabalhos relativamente simples – particularmente uma troca de filtro de ar – então talvez você queira fazer uma tentativa e economizar dinheiro no processo.

É possível prolongar a vida útil do filtro de ar, lavando-o também. Portanto, consulte o seu manual para conselhos sobre limpeza e troca de filtros, e certifique-se de usar peças genuínas. 

Lembre-se: filtros baratos e de má qualidade podem danificar seu motor a longo prazo.

3. Dirija suavemente a maior parte do tempo

Dirigir com “simpatia mecânica” é algo que você deve praticar o tempo todo. Isso significa usar os controles de seu carro enquanto compreende como ele funciona. 

Ao fazer isso, você reduzirá o desgaste dos componentes e fará com que seu combustível vá mais longe. 

Coisas simples como usar o volante, a caixa de câmbio e os pedais suavemente são fundamentais, juntamente com olhar bem à frente para reduzir a necessidade de frenagem brusca.

Nosso guia sobre como economizar combustível oferece muito mais dicas para melhorar seu estilo de dirigir para obter o máximo de seu carro e sua economia de combustível.

Dito isto, se você nunca fizer a rotação completa de seu motor, depósitos de carbono podem acumular e sujar as válvulas, o coletor de admissão e outras peças, reduzindo a eficiência e causando potencialmente um disparo errado.

4. Use o seu ar condicionado

Usar ou perder é uma frase que poderia ser aplicada ao ar condicionado.

Afinal, os sistemas de ar condicionado inevitavelmente vazam gás refrigerante ao longo do tempo, particularmente se não forem utilizados regularmente.

Deixar seu ar condicionado desligado pode economizar combustível, mas você pode acabar com uma conta para re-gaseificação do ar condicionado em um valor bel alto.

E sim, isso significa ocasionalmente deixar seus ventiladores esfriar no inverno, também.

5. Substitua as velas e os eletrodos

Como os carros se tornam cada vez mais complicados, os motoristas estão compreensivelmente menos propostos a fazer sua própria manutenção.

Entretanto, a substituição das velas de ignição e dos cabos de alta tensão é outro trabalho simples que você mesmo pode fazer para otimizar o desempenho de seu motor e fazer seu carro durar mais.

Portanto, tenha em mente que você deve sempre consultar o manual do seu veículo com antecedência e cumprir com o cronograma de serviço.

Ao inspecionar uma vela de ignição, verifique se ela tem: 

  • Um eletrodo e isolante marrom claro;
  • Sem sinais de derretimento;
  • Sem sinais de desgaste ou depósitos.

Uma vela de ignição em mau estado ou indica desgaste ao longo do tempo e precisa ser substituída, ou pode indicar o estado de seu motor. 

Dúvidas sobre como fazer o carro durar mais? Deixe abaixo nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.