5 dicas de segurança para dirigir na chuva

0

Conheça 5 dicas muito importantes para dirigir na chuva com segurança!

As condições de chuva e de piso molhado são talvez as piores condições que a maioria dos motoristas enfrentará regularmente na estrada. 

Afinal, os perigos e riscos são elevados sempre que começa a chover, ou mesmo se as estradas ainda estiverem molhadas por causa de uma chuva recente. 

Muitos motoristas simplesmente diminuem a velocidade como sua única precaução de segurança quando começa a chover. 

Embora a redução da velocidade seja um elemento crucial de como dirigir com segurança em condições de chuva, há várias outras técnicas ou considerações que os motoristas precisam estar atentos quando dirigem em condições de chuva.

Principalmente porque chuvas fortes podem ser perigosas: muitas mortes  por inundação estão relacionadas ao veículo, por exemplo.

Portanto, confira abaixo algumas dicas de segurança de senso comum para dirigir na chuva.

Dicas de segurança para dirigir na chuva

dirigir na chuva

1. Dirija um carro limpo e em boas condições

Quando a visibilidade é limitada pelo tempo molhado, é importante que o seu carro em si não impeça sua visão. 

Desse modo, uma vez por mês, limpe as partes externas e internas dos pára-brisas e janelas, e verifique o desgaste de suas lâminas do limpador de pára-brisas. 

Além disso, verifique o nível de seu líquido de limpeza uma vez por semana.

Recomendamos também fazer uma verificação rápida dos faróis, faróis traseiros, sinais de direção e marcas de pneus antes de dirigir o carro pela primeira vez a cada dia. 

2. Conheça as estradas

As estradas são construídas para resistir a diferentes condições climáticas em diferentes partes do país, portanto, se você é novo em uma área, use cuidado extra durante ou após uma tempestade. 

Afinal, você vai espremer a água que está presa no agregado da estrada, e agora seus pneus estão molhados e escorregadios e você nem sabe disso.

Portanto, tire um momento para considerar sua rota, se você passar por passagens subterrâneas de pontes baixas ou valas passadas propensas a inundações, talvez seja um bom dia para tomar a rodovia em seu lugar.

3. Ligue os faróis, não as luzes brilhantes

Embora muitos carros mais novos venham com luzes automáticas de funcionamento, acenda os faróis reais ao usar limpadores de pára-brisa para que seus faróis traseiros também se acendam. 

Afinal, a ideia por trás de ter faróis é para que outras pessoas possam vê-lo. Desse modo, quando você acende os faróis e suas luzes traseiras, você identifica todos os quatro cantos do veículo.

Você não precisa, no entanto, virar seus faróis; a luz mais brilhante apenas refletirá de superfícies molhadas, ricocheteando em seus olhos e irritando os outros motoristas.

4. Mais devagar!

Deixe pelo menos cinco segundos de distância entre seu próprio carro e o da frente, e não sinta pressão para dirigir o limite de velocidade afixado. 

Afinal, a velocidade [listada] na lateral da rodovia é a velocidade máxima para um tempo perfeito e condições de estrada perfeitas, portanto, se a estrada estiver molhada, pode ser muito rápida para as condições existentes.

Se outras pessoas não gostarem, elas podem passar por você.

E lembre-se: nunca use o cruise control em estradas molhadas. Se você hidroplano sob controle de cruzeiro, a aceleração automática pode fazer com que você perca o controle de seu veículo quando seus pneus recuperarem a tração.

5. Não pise muito fundo

Se a água está cobrindo as marcas na estrada, ela é muito profunda para continuar, pois você pode perder o controle com apenas três polegadas de água na estrada. 

E mesmo que você consiga manter o controle, um veículo maior pode empurrar um pouco daquela água para baixo de seu carro, fazendo com que seu motor pare.

Dúvidas sobre como dirigir na chuva de forma segura? Deixe abaixo nos comentários!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.