É possível dar a partida usando bateria auxiliar em carros elétricos?

Você sabia que pode realizar a famosa partida auxiliar nos carros elétricos também? Poucas pessoas sabem, mas tem como fazer esse procedimento sim.

Os carros elétricos possuem várias diferenças para os veículos equipados com os motores a combustão, e isso faz com que a rotina de manutenção desses carros seja um pouco diferente.

Porém, isso não quer dizer que os veículos movidos a bateria estejam livres de problemas típicos de um carro normal. Um desses problemas é a chance de ficar sem bateria para dar partida.

Quando nos encontramos em apuros, o condutor sempre procura a alternativa mais prática para adiantar o seu lado. Um desses procedimentos no caso do carro ter falta de energia é tentar fazer dar partida utilizando uma bateria auxiliar. Não sabe como? Confira os próximos tópicos.

Imagem: Pixabay

Funcionamento de um carro elétrico

Antes de saber se é de fato possível realizar a famosa chupeta nos carros elétricos, é preciso compreender um pouco de como esse tipo de carro funciona.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os veículos elétricos possuem duas baterias: a de alta tensão, que é a que fica responsável por acumular toda energia utilizada pelo motor de tração, e outra de 12V, parecida com a que é utilizada nos modelos de veículos mais convencionais, e que existem para manter os itens do carro em funcionamento.

Esse acumulado convencional é carregado em uma tomada e também por transferência energética pela própria bateria do conjunto motriz. Entretanto, se a bateria de 12V estiver sem carga, não vai ser possível dar a partida e nem mesmo iniciar uma recarga na bateria de alta tensão, e é nesse momento que a partida auxiliar entra.

Certo. Mas então dá pra fazer a chupeta?

Como já vimos na introdução: sim, esse procedimento é possível e também é recomendado no manual do proprietário dos veículos elétricos. Para realizar a chupeta no seu carro é preciso possuir uma bateria auxiliar carregada ou usar um carro equipado com o motor a combustão, que é o exemplo que daremos a seguir.

É bom saber que um carro elétrico ceder energia para carros convencionais não é algo possível, pois a bateria de 12V desse veículos normalmente não possuem capacidade para alimentar os carros movidos a combustão.

Antes de ligar suas baterias, se de que todos os carros que irão receber essa energia estejam desconectados da tomada e com seus equipamentos elétricos, como os faróis, rádios e lanternas desligados. O veículo doador de energia também tem que estar desligado.

Com ambos veículos desligados, utilize um cabo específico para realizar a ligação entre as baterias, ligando inicialmente a bateria do carro do doador com a do carro receptor. O passo seguinte é conectar os polos negativos. 

A depender do modelo, o fabricante recomenda que se ligue diretamente o polo negativo do carro doador com a do receptor de energia. Já em outros casos, o polo negativo do carro doador precisa ser conectado ao ponto de aterramento do carro receptor.

Dê a partida no carro bom e dê a partida no carro com a bateria ruim. Dessa forma, assim que o veículo elétrico pegar, retire de forma imediata os cabos das baterias, começando pelo cabo preto. Tome muito cuidado para não encostar no cabo vermelho. Logo em seguida, desconecte o cabo vermelho.

O que precede a perda de carga da bateria? 

A bateria de 12V de um carro elétrico pode perder a carga se o carro ficar inativo por longos períodos, por uma falha no acumulador ou até por um outro impasse no sistema elétrico. Por isso mesmo, é importante levar o seu automóvel para uma revisão depois de fazer o procedimento de partida com a bateria auxiliar.

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Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

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