Vai viajar? Saiba o que conferir na revisão de férias do seu veículo

Viajar é sempre bom, mas pode render algumas dores de cabeça com o carro. Por isso, é essencial fazer uma boa revisão antes de curtir um pouco.

Depois de se dedicar ao trabalho ou aos estudos, a oportunidade de tirar umas férias é indispensável. Tirar um tempo só para você é muito importante, e nada melhor do que viajar para conseguir fazer isso.

Depois de se preparar para viajar, o que não pode esquecer é de realizar a revisão do veículo. Para diminuir as chances de problemas no veículo, confira nos próximos tópicos o que não pode deixar de revisar no carro antes de sair para as férias.

Imagem: Pixabay

Manual da revisão de férias:

Óleo lubrificante e fluidos

O óleo lubrificante é essencial para garantir um funcionamento adequado do motor em todas as suas etapas. Como o nome já diz, esse óleo vai lubrificar as partes móveis do motor. Além disso, ele vai ajudar na troca térmica do motor com o sistema de arrefecimento.

Por isso é essencial trocar o óleo no período correto definido pela fabricante do veículo. É necessário se atentar pois geralmente existem dois períodos para essa troca, sendo um mais curto e outro mais longo.

Sistema de freios

Além dos fluidos de freio, uma outra dica essencial é conferir as condições gerais do sistema de freios do veículo. É necessário verificar se existem ruídos quando se pisa no pedal e, ao menor sinal de problemas, troque as pastilhas ou corrija as possíveis falhas.

Também note se existem trepidações nesta frenagem. Isso pode significar que o disco de freio está empenado e precisa ser substituído.

Suspensão

A suspensão do carro é quem garante o conforto dos passageiros. Peça para o mecânoco conferir todo o estado dos componentes desse sistema, como as buchas, amortecedores, e as molas.

O amortecedor que possui vazamento, ou está emperrado pode acabar afetando e muito a segurança em frenagens, em curvas e também na absorção dos impactos das irregularidades das vias.

Caso você note trepidações excessivas ou algum desalinhamento do volante, faça o balanceamento e alinhamento antes de cair na estrada, verificando de que o carro está andando como tem que andar.

Correia dentada

Essa peça é fundamental para o funcionamento do motor do carro. Caso a peça rompa, não vai ter jeito: é um risco certeiro e você vai ter que realizar uma retífica do motor.

Dessa forma, confira antes se existem trincas ou desgastes no componente e sempre realize a troca no período indicado pelo fabricante. No caso dos carros que não possuem correia dentada, mas sim uma corrente de sincronização, a manutenção é a troca do óleo no período certo, já que ele lubrifica todo o componente.

Pneus

Não apenas na revisão das férias, mas tenha o costume de verificar toda semana as condições dos  seus pneus. É bom checar se os sulcos estão profundos e se tem a formação de bolhas nos flancos.

Também confira o estepe, afinal nunca se sabe quando vai ser o momento de trocar algum pneu na estrada. Ou seja, verifique sempre as condições dessas peças, incluindo a indicação do manual para saber o valor correto da calibragem dos pneus.

Sistema elétrico

Você não pode, de jeito nenhum, pegar a estrada sem conferir as lanternas e os faróis do seu carro. As setas e o pisca-alerta do veículo também precisam ser verificados corretamente, estando sempre em dia.

Essas peças são essenciais para que você consiga ter uma visão limpa na estrada, e também vai garantir que você seja visto pelos demais condutores.

Além disso, lembre-se de que o não funcionamento correto dos faróis e das setas pode gerar multas de trânsito. Não se descuide desses itens!

Faça de tudo para que sua viagem de férias seja tranquila

Seja sempre prudente tanto na rua quanto fora dela. Observe sempre os possíveis ruídos e as alterações de comportamento do seu veículo, pois esses detalhes fazem com que você consiga reparar as falhas de funcionamento antes mesmo deles se tornarem problema.

Programe o seu roteiro com uma certa folga no período de estrada, isso vai fazer com que não seja preciso dirigir por muitas horas e vai evitar que a fadiga se transforme na sua grande vilã durante sua viagem.

Não tenha pressa durante a revisão

Não se deve deixar tudo para última hora, pois isso vai gerar problemas. Por isso, tente programar essas revisões do carro com uma certa antecedência para com a data de sua viagem.

Se alguma coisa dar errado, não vai ser preciso adiar a sua partida para providenciar os reparos necessários. Portanto, você também não vai deixar de fazer o que for necessário para que o seu veículo esteja nas melhores condições quando for pegar a estrada.

Programar as revisões é a melhor forma de não ser surpreendido por problemas — principalmente quando estiver viajando. Por isso, não deixe de prestar atenção nos itens essenciais e substituir as peças que apresentarem falhas ou desgaste excessivo. Assim, você evita horas e horas parado no acostamento.

Imagem padrão
Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixar uma resposta