Motor de três cilindros: conheça as vantagens

0

O motor três cilindros pode gerar mais economia e tem um ótimo desempenho. Confira os benefícios e o seu funcionamento neste post!

 

O motor de 3 cilindros vem se tornando cada vez mais popular no país, principalmente em carros compactos. Além da modernidade que esse tipo de motor oferece, os motoristas podem notar vários benefícios em relação ao motor 4 cilindros, confira quais são eles. 

Motor 3 cilindros: como funciona?

Também conhecido como motor tricilíndrico, o motor 3 cilindros é um novo modelo que traz uma melhor performance e rendimento. 

Ao contrário do que acontece com o motor de 4 tempos, o motor de 3 cilindros gera um atrito menor durante a abertura e o fechamento das válvulas, virabrequim e na biela, gerando mais potência e torque e redução no consumo de combustível. 

A cilindrada acaba oscilando entre 300 cm3 e 400 cm3, fazendo com que o rendimento seja volumétrico.

Quando comparado ao motor de 4, o motor de 3 cilindros possui unidade de pistão, anéis, pino de pistão, biela e válvulas em menor quantidade. Além disso, o virabrequim é bem mais curto e compacto. Ou seja, esse tipo de motor é bem mais leve. 

Por terem apresentado um ótimo desempenho no mercado, os motores tricilíndricos ainda ganharam uma versão turbo, podendo alcançar um rendimento acima da média.

Quais as vantagens de um motor de três cilindros?

Para que você entenda melhor as vantagens do motor de 3 cilindros em relação aos outros, é preciso compará-lo com mais cilindros. Neste caso, um três-cilindros se destaca por:

 

Menos atrito 

Como ele possui um pistão a menos, o motor de 3 cilindros gera menos atrito e tende a desgastar menos. Ou seja, este motor consegue aproveitar melhor a energia gerada nas queimas. 

Mais leve

O motor 3 cilindros pode pesar até 30 quilos a menos que um motor de 4 cilindros. Isso se dá porque esse tipo de motor tem um cilindro a menos e também há diminuição de materiais utilizados durante o seu funcionamento.  

Mais eficiente

Por ser mais leve e ter menor atrito interno, esse tipo de motor é mais eficiente. Em consequência disso, gasta menos combustível e gera mais potência.

Desvantagens do motor 3 cilindros

 

Por outro lado, essa motorização também apresenta alguns pontos negativos. Confira abaixo as desvantagens do motor de 3 cilindros: 

Gera mais ruído

O mais perceptível para os motoristas que têm carros com motor de 3 cilindros é o aumento da produção de ruídos. Isso acontece por conta do formato dos pistões e da câmara de combustão.

Quando comparado ao motor de 4 cilindros, o de 3 cilindros gera mais ruído, o que desagrada alguns motoristas. 

Gera mais vibração

Além de gerar mais ruído, o motor de 3 cilindros também vibra mais. Nos motores com cilindros pares, como no de 4 cilindros, existe um balanceamento natural, já que sempre que um cilindro estiver em PMS, seu cilindro gêmeo estará também em PMS. 

 

Porém, no motor de 3 cilindros isso não acontece, já que os pistões não têm um cilindro “gêmeo” na mesma posição. Em consequência disso existe uma assimetria na distribuição de massas e forças, desfavorecendo o balanceamento e gerando vibrações.

 

No entanto, essas características, que podem soar desagradáveis para algumas pessoas, podem ser menos sentidas em motores de três cilindros aspirados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.