Tirou a sua CNH? Confira dicas para dirigir pela 1ª vez

0

Dirigindo pela primeira vez após tirar a CNH? Descubra algumas dicas para ter uma boa experiência de condução

Para muitos motoristas licenciados, dirigir pela primeira vez depois de receber sua CNH (carteira nacional de habilitação) parece assustador. Mas não pense que isso só vai acontecer com você. Por outro lado. Alguma ansiedade é normal.

Se você conseguiu tirar a carteira de motorista, é provável que a preocupação seja comum a todos os iniciantes. Juntamos algumas dicas para ajudá-lo a superar seu pavor e ansiedade e dirigir bem.

trocar de carro
Imagem: Pixabay

Vestir o carro

Antes de começar, o importante é ajustar o banco corretamente, para que dirigir não se torne uma tarefa cansativa. O ideal é não posicionar o assento muito alto e deixar um espaço de três dedos entre o assento e o encaixe do joelho.

Ajuste o banco para que os pés não fiquem totalmente estendidos ao acionar os pedais e seja possível apoiar totalmente os pés no chão quando em repouso.

O encosto deve estar em um ângulo de 100 a 120 graus em relação ao assento. Quanto à direção na posição correta você pode ver todos os instrumentos e pode colocar as mãos no volante sem ter que tirar os ombros do encosto do banco.

Ao ajustar os espelhos quando você já estiver na posição de dirigir, ajuste os espelhos externos para um ângulo mais amplo. Em seguida, traga vagarosamente a lente para dentro do corpo até que uma parte do carro surja. O certo é que você pode ver a traseira do seu carro sem esticar a cabeça ou o pescoço.

Os retrovisores internos devem ser colocados de forma que o motorista possa ver todo o vidro traseiro em um piscar de olhos.

Dirigindo diariamente

Saber que a luz do sol será sua melhor amiga em sua primeira viagem. Opte por correr em horários de boa visibilidade, como pela manhã e até parte da tarde.

Dirigir conscientemente Além de cuidar de seus próprios métodos de condução, os motoristas também precisam monitorar cuidadosamente o comportamento de outros motoristas para responder prontamente, se necessário. Trânsito é coisa séria. Consequentemente, descanse e esteja ciente de tudo o que cerca.

Possua prudência

Se você é um grande fã de jogos de carros onde velocidade e direção ousada são importantes, você sabe que na vida real tudo é diferente.

Como esta é sua primeira saída, sempre ande bem longe do veículo à sua frente para evitar perigos. Não fique preso nas costas de alguém. Mesmo que você não esteja errado, o motorista da frente pode fazer uma parada repentina.

Dirigir é sua responsabilidade. Fique sempre na sua faixa, respeite os limites impostos pela sinalização e prossiga. Vale lembrar que durante o período de 12 meses da habilitação, os motoristas não podem registrar infracções graves ou gravíssimas em seus prontuários.

Pegue a empresa

Fazer algo que te deixa nervoso é sempre mais fácil quando você tem alguém ao seu lado que entende. Em sua primeira viagem, leve um parente amigo ou parceiro para que essa pessoa possa deixá-lo à vontade.

Evite o carro para chegar a um horário combinado. Tudo que você precisa é de menos pressão e estresse. Por esse motivo, se você for fazer uma viagem pela primeira vez como motorista licenciado, sinta-se à vontade para fazer algumas paradas periódicas para relaxar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.