Descubra como trocar um pneu de carro em 6 etapas fáceis

Descubra como trocar um pneu de carro em 6 etapas fáceis

Veja neste artigo como trocar um pneu de carro de forma simples, prática e evite possíveis estresses neste momento!

Seja furado ou gasto, é mais simples do que você pensa trocar os pneus. Aqui estão os 6 passos fáceis para trocar um pneu de carro que o seu mecânico nunca lhe disse.

Quando você pensa em uma mudança improvisada de pneu, geralmente traz à tona imagens de seres de estrada com um furo. 

Pneus furados são frequentemente causados por um furo ou por um choque ruim no pneu. Infelizmente, obter um furo é um ritual de passagem para a maioria dos proprietários de automóveis.

Os furos não são a única razão pela qual você precisa trocar um pneu de carro. Na maioria dos casos, é apenas um desgaste normal. 

O desgaste normal se torna aparente quando a profundidade entre as ranhuras da banda de rodagem se torna rasa. 

Se você notar que o flanco do pneu tem um defeito, como uma protuberância, é sinal de que o pneu está danificado. Se este for o caso, é melhor substituí-lo.

Ferramentas essenciais

Você nunca sabe quando precisará trocar um pneu de carro. É por isso que é uma boa ideia ter esses itens em seu carro o tempo todo.

Macaco de carro: O macaco é uma ferramenta que você coloca perto da roda. Ele é manivela à mão para levantar levemente o carro para permitir uma folga para trocar o pneu.

Chave de pneu: Esta segunda ferramenta é usada para destravar o pneu danificado, e depois para apertar com segurança a substituição. Ela normalmente vem com um carro e você não precisará comprar um.

Pneu sobressalente: É necessário ter um pneu sobressalente na mala do carro o tempo todo. 

Seria muito problemático obter um pneu furado fora da cidade sem um pneu sobressalente em reboque. Também é bom verificar regularmente a pressão do pneu sobressalente. É inútil sem ar dentro dele.

Além destas ferramentas, você também deve manter uma lanterna, um poncho e alguns triângulos de aviso refletivos no caso de precisar trocar um pneu à noite ou na chuva ao longo da rodovia.

Os 6 passos fáceis para trocar um pneu de carro

  1. Puxar o veículo para uma superfície segura e plana. Prenda o carro encostando-o em “Park” e puxando o freio de estacionamento. Para um veículo de transmissão manual, coloque o carro em marcha e acione o freio de estacionamento.
  2. Coloque o macaco embaixo da estrutura do carro. Certifique-se de que ele esteja perpendicular ao solo. Em seguida, acione o macaco até levantar o pneu suficientemente alto para que ele não suporte mais o peso do carro, mas ainda toque o chão.
  3. Retire a tampa do cubo. Em seguida, desenrosque a roda para trocar, e levante o macaco novamente. Desta vez, levante o carro até que o pneu esteja completamente fora do chão para que você possa remover o pneu danificado.
  4. Substitua o pneu danificado por um novo. Em seguida, aperte os parafusos com a mão.
  5. Desça o macaco até que o pneu toque o chão. Neste ponto, o pneu novo não deve estar suportando o peso do veículo.
  6. Acabe de apertar os parafusos com a chave inglesa. Retire o macaco de debaixo do veículo.

Se você tiver que substituir o pneu danificado por um sobressalente de alta pressão, instale um novo pneu normal o mais rápido possível. 

Pneus sobressalentes são um último recurso destinado a auxiliar durante uma avaria e, portanto, não têm a vida útil de um pneu comum.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.