Vale a pena comprar um carro em leilão?

Vale a pena comprar um carro em leilão?

Veja neste artigo se realmente vale a pena comprar um carro em leilão e saiba quais são os principais desafios!

Os carros são leiloados o tempo todo, mas por quê? Se estamos falando de leilões particulares, então esta é apenas a norma, e é frequentemente onde os revendedores estão obtendo a maior parte de seu estoque. 

Afinal, os fabricantes vendem seus carros em leilões junto com empresas que também vendem seus carros da empresa, por exemplo.

O objetivo de um leilão é que você possa dispor do excesso de estoque, por exemplo, qualquer carro que esteja em concessionárias há muito tempo, se faz um leilão. 

A única coisa sobre os leilões é que aqueles carros que os fazem lá são vendidos a preços muito mais baixos, não tão bons para o comprador às vezes, mas uma grande oportunidade para os compradores de automóveis.

Se você for a um leilão, simplesmente não tire os olhos da bola. Afinal, alguns dos carros em oferta poderiam ser carros de salvamento e a seguradora estimou que o conserto do carro não valia seu valor. 

Portanto, comprar um carro em leilão pode valer mais a pena do que você imagina!

Qual é o valor para comprar um carro em leilão?

Geralmente, os leilões de carros representam uma maneira mais barata de comprar carros usados, especialmente quando se compara com a compra privada ou através de um revendedor. 

Ao comprar em um leilão, você está essencialmente comprando seu carro antes que qualquer valor adicional seja anexado, como é quando você compra do revendedor.

O único senão sobre a compra de um carro em leilão é que você terá que pagar as taxas da casa de leilão na forma de comissão. Isto varia, mas é apenas em torno de 5% (mais IVA) do seu preço final de venda.

Convenhamos, comprar em leilão é um negócio arriscado se você for um motorista particular. Os leilões são um ambiente agitado, e todos estão à caça de uma ou duas pechinchas. A chave é conhecer seu orçamento.

Se você é um iniciante em leilões, talvez este guia o faça pensar duas vezes. Quando você pensa sobre os riscos envolvidos, você pode ter uma mudança de opinião. 

Ou talvez você queira estalar o chicote e conseguir uma pechincha com estas dicas e truques:

  • Seja rápido, os leilões de carros são rápidos;
  • Lembre-se de que você não pode tentar antes de comprar;
  • Se você é o licitante final, então é uma compra!;
  • As taxas de compra são uma coisa real, dependendo do preço do carro.

Não seja levado por uma caneca e lembre-se que alguns carros realmente têm grandes falhas mecânicas que não são declaradas

Mantenha seus olhos abertos, pois alguns leiloeiros podem tentar enganar você sobre o preço do carro

Uma das melhores coisas sobre a compra de um carro em leilão deve ser o preço. 

Se você tiver a sorte de estar em um leilão em um dia bom, então há uma boa chance de encontrar o carro de seus sonhos por um preço mais baixo do que o que você poderia ter feito em um revendedor.

Dúvidas sobre comprar um carro em leilão? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.