Saiba como lavar o seu carro em casa de forma prática!

Saiba como lavar o seu carro em casa de forma prática!

Descubra como lavar o seu carro em casa de forma simples e sem danificar o seu veículo!

Para muitos proprietários de veículos, lavar um carro à mão é um ato terapêutico tão benéfico para o estado de espírito da pessoa quanto para a aparência do veículo. 

Isso é bom, porque a lavagem frequente é também a melhor maneira de manter o acabamento de um carro novo e detectar manchas e outros problemas potenciais, tais como ferrugem ou afrouxamento do acabamento. 

Mas, por mais simples que pareça lavar seu carro, há algumas coisas a serem observadas para que você não risque ou degradê acidentalmente o acabamento.

Portanto, abaixo estão algumas dicas básicas para lavar o seu carro em casa. E se você preferir usar uma lavagem de carro automatizada, drive-thru, certifique-se de aprender quais os extras que valem o dinheiro.

Existem algumas diretrizes gerais que você deve seguir para lavar o seu carro em casa?

Não lave seu carro quando a carroceria estiver quente, tal como imediatamente após dirigi-lo ou depois de ter sido estacionado sob a luz direta do sol por algum tempo. 

O calor acelera a secagem do sabão e da água, tornando a lavagem mais difícil e aumentando as chances de formação de manchas ou depósitos.

Além disso, não mova a esponja em círculos. Isto pode criar arranhões leves, mas notáveis, chamados de marcas de redemoinhos. 

Em vez disso, mova a esponja longitudinalmente através do capô e outros painéis do corpo. E não continue usando uma esponja que caiu no chão sem enxagua-la completamente. 

A esponja pode pegar partículas de sujeira que podem arranhar a tinta

Lave bem todas as superfícies com água antes de começar a lavar para remover a sujeira solta e os detritos que possam causar arranhões. 

Uma vez iniciada, concentre-se em uma seção de cada vez, lavando e enxaguando cada área completamente antes de passar para a próxima. Isto garante que você tenha muito tempo para enxaguar antes que o sabão seque. 

Comece pela parte superior e depois contorne o carro. Use uma mangueira sem bocal e deixe a água fluir sobre o carro de cima para baixo. Isto cria uma ação de lençol que ajuda a minimizar a acumulação de água.

Faça o trabalho de lavagem do carro em uma espuma com bastante espuma que proporciona muita lubrificação na superfície da pintura. 

E enxágue a esponja com frequência. Usando um balde separado para enxaguar a esponja evita que a sujeira se misture com a água de lavagem com espuma.

Como você deve secar o carro quando estiver pronto?

Não deixe o carro secar ao ar, e não espere um passeio ao redor do bloco para fazer um trabalho eficaz. 

Ou deixará marcas d’água causadas por minerais em água dura. Além disso, não use uma toalha abrasiva ou outro material que possa deixar arranhões na linha do cabelo na pintura.

Use uma camurça (natural ou sintética) ou toalhas de felpa macias. Se você escolher toalhas, pode precisar de várias. 

É melhor manchar a água em vez de arrastar a toalha ou camurça sobre a tinta. 

O processo de secagem pode ser acelerado usando um rodo macio para remover a maior parte da água do corpo, mas certifique-se de que a borracha seja maleável e que não pegue pedaços de sujeira que possam causar arranhões.

Dúvidas sobre como lavar o seu carro em casa? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.