4 dicas para abrir uma oficina de conserto de carros

4 dicas para abrir uma oficina de conserto de carros

Veja neste artigo como é possível abrir uma oficina de forma prática e simples, seguindo as dicas abaixo!

As oficinas de reparação de automóveis são uma das opções mais confiáveis para os empresários que querem ter seu próprio negócio. 

Afinal, as oficinas de conserto de automóveis existem em uma indústria (o aftermarket automotivo) que é altamente lucrativa, e que ainda está crescendo, ano após ano. 

Pense nisso: quantas pessoas você conhece que dirigem um carro? Provavelmente, muitas. E todos esses carros precisam de manutenção regular e reparos periódicos. 

E para os motoristas em grande parte do país, levar seu veículo a uma oficina de reparos é algo que acontece pelo menos duas vezes por ano.

Sendo assim, há muitos clientes em potencial e clientes repetidos por aí para tornar as oficinas de reparo de carros rentáveis, mas nem todas as oficinas de reparo de automóveis são iguais. 

Para ajudar a dar-lhe a vantagem, aqui estão 4 dicas para abrir uma oficina de reparo de carros.

Localização, Localização, Localização

Como mencionado na introdução, onde está sua oficina de conserto de carros pode ter um grande efeito no negócio que você faz. 

Se você mora no sul, isto não significa que você deve se mudar para o nordeste para capitalizar sobre os clientes que compram outros produtos, mas a localização é algo em que você deve pensar mais localmente. 

Você nunca colocaria sua oficina de reparo de carros bem ao lado de um concorrente. Isso seria uma bobagem. Mas o que você pode fazer com a abertura de outras oficinas de reparo de carros em sua área depois que você já estiver em funcionamento? 

Uma coisa que você pode fazer é comprar uma franquia de uma empresa que oferece territórios protegidos. Isto significa que a empresa não permitirá que outros franqueados dentro da franquia se instalem na sua área.

Saiba o que é preciso

No empreendedorismo, uma atitude “pode fazer” é uma coisa importante a se ter. É até mesmo necessária. Mas isso não significa morder mais do que se pode mastigar. 

Há uma diferença entre o otimismo e a ilusão. Não importa o quanto você queira abrir sua própria oficina de reparos de carros, você não pode fazê-lo até que tenha todos os pré-requisitos. Isso significa que você não pode ir em frente até que tenha o financiamento adequado. 

Qualquer franqueador que o deixará entrar num negócio de redução de tarifas ou que de outra forma lhe venderá uma franquia mesmo que você não tenha os pré-requisitos é provavelmente um indivíduo sombrio. 

Negocie com os melhores fornecedores

A abertura de uma oficina de reparo de automóveis requer um grande investimento. Qualquer lugar onde se possa cortar gastos é ótimo. 

É por isso que empresas com programas de fornecedores preferenciais podem ser a chave para o sucesso de sua oficina de reparo de carros. 

Um programa de fornecedor preferido significa que você pode obter peças e equipamentos de qualidade a baixo custo.

Conheça os números

Você aprenderá muito no trabalho, mas quanto mais aprender antes de começar, melhor será sua situação. 

Fazer algumas pesquisas sobre as estatísticas e os números de sua indústria antes de saltar para dentro dela pode ajudar muito. 

Por exemplo, você sabia que as oficinas de reparo de automóveis fazem parte do mercado de reposição automotiva e que esse mercado vale mais de 200 bilhões de dólares anualmente? E em crescimento? Aprender sobre o mercado o ajudará quando você abrir sua oficina de reparos automotivos.

Dúvidas sobre como abrir uma oficina de carros? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.