4 dicas para maximizar o desempenho do seu carro

Veja neste artigo como maximizar o desempenho do seu carro de forma prática e eficiente!

Embora os carros modernos possam fazer você se sentir como se estivesse obtendo o melhor desempenho de seu veículo, com todas as suas bitolas extravagantes e tecnologia de aparência espacial, a verdade é que, provavelmente, ele pode fazer melhor. 

Para a sua sorte, você não precisa ser um mecânico, ou entender as complexidades de instalar um rolamento abafador, para poder completar algumas atualizações básicas para aumentar o desempenho de seu carro. 

Afinal, separamos várias dicas para ajudar você nessa missão de maximizar o desempenho do seu carro!

Confira!

Encha o motor com o óleo de menor viscosidade que você puder

maximizar o desempenho do seu carro

O manual do proprietário (sim, há muitas informações úteis nisso!) especificará várias viscosidades (ou espessuras) de óleo que você deve usar em seu carro.

Desse modo, é recomendado ir com o óleo mais fino que você puder, pois a viscosidade do óleo é exibida como 10W-40, o que significa que 40 é a espessura do óleo durante as tempestades médias, e 10 é o nível que se encontra no inverno. 

Portanto, escolha aquele com o último número mais baixo para obter os melhores resultados.

Reduza o peso extra para maximizar o desempenho do seu carro

Cada quilo de peso extra amortece o desempenho, fazendo com que seu motor trabalhe mais do que o necessário. Isso é uma má notícia para a velocidade do carro, e seu tanque de gasolina. 

Portanto, a primeira coisa a fazer é remover as coisas desnecessárias. Além disso, sugerimos a remoção do suporte de teto quando você não estiver usando-o. 

Afinal, ele também cria arraste, retarda seu veículo e afeta a eficiência do combustível. Se ele parece frio ou não, também é altamente discutível.

Ajuste a pressão de seus pneus um pouco mais alta do que o PSI recomendado

Você já tentou andar de bicicleta com ar baixo nos pneus? Nenhuma diversão. Verifique a pressão de ar recomendada, que está ou na porta do seu carro ou no manual, e encha seu pneu até logo acima. 

O ponto perfeito é cerca de 2-5 PSI mais alto, já que o seu carro vai lidar melhor com as curvas, e seu motor não precisará trabalhar tanto. 

Mas não vá mais alto do que isso, ou seus pneus não vão aguentar o tempo molhado tão bem quanto deveriam, e você os desgastará mais rápido.

Use uma pastilha de freio que é feita para altas temperaturas

Quando pensamos em maximizar o desempenho do seu carro, tendemos a nos concentrar na velocidade, ignorando outra função bastante importante -ser capaz de parar. 

As pastilhas de freio de fábrica em seu carro são perfeitas para uma condução média, mas se você estiver empurrando o motor, você vai querer tirar uma pastilha de freio de desempenho que possa suportar o calor mais alto sob o capô. 

Elas são normalmente feitas de materiais semi-metálicos ou cerâmica e, ao contrário dos freios de material orgânico que são padrão na maioria dos carros, elas minimizam o acúmulo de calor e dão a você uma sensação mais firme quando você bate no freio. 

Com certeza ao seguir essas dicas, será bem mais fácil melhorar o desempenho do seu veículo!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

 

Imagem padrão
Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixar uma resposta