5 carros brasileiros que fizeram história!
Veja os 5 carros brasileiros que fizeram história no coração dos brasileiros!
Com a expansão do mercado brasileiro no final do século 20 e início do século 21, os fabricantes produziram algumas pérolas preciosas para os entusiastas de automóveis admirarem e apreciarem.
Alguns deles eram exclusivos devido a restrições às importações e outros eram versões adaptadas de seus homólogos estrangeiros.
No entanto, todos esses carros listados são considerados clássicos no Brasil e têm muito respeito ao cenário automobilístico brasileiro.
Portanto, aqui está uma pequena parte destas lendas automotivas que fizeram história do carro no Brasil:
Carros brasileiros que fizeram sucesso na história
1. Chevrolet Opala
Esta foi a estratégia da Chevrolet por um sedan familiar de médio porte, produzido pela empresa brasileira General Motors.
É considerado um dos melhores carros já fabricados em solo brasileiro e tem um amplo culto a partir de uma grande base de fãs.
A Chevrolet ofereceu uma versão esportiva, apelidada de SS com uma versão afinada do motor de seis cilindros.
Era o carro mais rápido feito no Brasil quando foi produzido, batendo o Maverick da Ford e seu 302 V8.
2. VW Gol Gti
Isto é considerado uma lenda brasileira de eclosão quente. Foi o primeiro carro da VW vendido no Brasil a apresentar injeção eletrônica.
Ele lidou maravilhosamente bem e teve uma performance monstruosa para um carro dos anos 80.
Além disso, tinha um tempo de 0-100 Km/h de 9,6 segundos e uma velocidade máxima de 185Km/h. Bastante sólido para um banger de 2,0 litros quatro e uma carroceria com uma aerodinâmica de tijolo.
Até hoje, muitas pessoas afinam este carro a 500BHP sem muitos mods. A confiabilidade também foi uma de suas principais características, juntamente com as elegantes rodas orbitais e faróis em forma de rally.
3. Carocha VW
Estou incluindo o Carocha nesta lista porque ele foi produzido por tanto tempo. Existem Besouros (aqui os chamamos Fusca) que foram produzidos desde 1950 (importados da Alemanha, a produção brasileira começou em 1958) até 1996!
Houve um hiato entre 1986 e 1993. Além disso, uma das versões dos anos 90, chamada de “Fusca Itamar”, porque o então presidente Itamar Franco promoveu um desconto para carros refrigerados a ar, o que tornou o Carocha economicamente viável mais uma vez.
Eles só duraram por mais tempo no México, onde a produção terminou em 2003.
4. Fiat 147
Este carro pequeno, amigável e italiano foi construído especialmente para os clientes brasileiros.
Ele foi derivado do Fiat 127 europeu, com novos interiores e exterior remodelado. O motor foi desenvolvido pelo antigo engenheiro da Ferrari Aurelio Lampredi e era altamente afinado, com algumas pessoas enfiando um turbo dentro dele, colocando cerca de 200hp em um carro de 796Kg.
Era amplamente utilizado em corridas de rali e podia acompanhar carros maiores, como o Dodge Dart e o maverick da Ford em estradas sinuosas.
5. Brasinca 4200 GT/Uirapuru
Este é um dos carros esportivos mais legais já fabricados no Brasil. Com o nome de um lindo pássaro amazônico, ele apresentava 4,2 litros retos de Chevrolet e era capaz de fazer 200Km/h em 1966!
Foi feito como uma demonstração da destreza da indústria brasileira e foi o primeiro carro brasileiro projetado com aerodinâmica sendo uma preocupação.
Foi até mesmo testado em um túnel de vento! Além da carroceria em fibra de vidro, há uma controvérsia sobre a semelhança entre o Uirapuru e o Interceptor Jensen.
Gostou dos carros brasileiros que fizeram história? Tem outra opinião sobre o assunto? Então publique aqui nos comentários! Veja mais dicas aqui!