5 carros brasileiros que fizeram história!

Veja os 5 carros brasileiros que fizeram história no coração dos brasileiros!

Com a expansão do mercado brasileiro no final do século 20 e início do século 21, os fabricantes produziram algumas pérolas preciosas para os entusiastas de automóveis admirarem e apreciarem. 

Alguns deles eram exclusivos devido a restrições às importações e outros eram versões adaptadas de seus homólogos estrangeiros. 

No entanto, todos esses carros listados são considerados clássicos no Brasil e têm muito respeito ao cenário automobilístico brasileiro. 

Portanto, aqui está uma pequena parte destas lendas automotivas que fizeram história do carro no Brasil:

Carros brasileiros que fizeram sucesso na história

carros brasileiros

1. Chevrolet Opala

Esta foi a estratégia da Chevrolet por um sedan familiar de médio porte, produzido pela empresa brasileira General Motors. 

É considerado um dos melhores carros já fabricados em solo brasileiro e tem um amplo culto a partir de uma grande base de fãs. 

A Chevrolet ofereceu uma versão esportiva, apelidada de SS com uma versão afinada do motor de seis cilindros. 

Era o carro mais rápido feito no Brasil quando foi produzido, batendo o Maverick da Ford e seu 302 V8. 

2. VW Gol Gti

Isto é considerado uma lenda brasileira de eclosão quente. Foi o primeiro carro da VW vendido no Brasil a apresentar injeção eletrônica. 

Ele lidou maravilhosamente bem e teve uma performance monstruosa para um carro dos anos 80. 

Além disso, tinha um tempo de 0-100 Km/h de 9,6 segundos e uma velocidade máxima de 185Km/h. Bastante sólido para um banger de 2,0 litros quatro e uma carroceria com uma aerodinâmica de tijolo. 

Até hoje, muitas pessoas afinam este carro a 500BHP sem muitos mods. A confiabilidade também foi uma de suas principais características, juntamente com as elegantes rodas orbitais e faróis em forma de rally.

3. Carocha VW

Estou incluindo o Carocha nesta lista porque ele foi produzido por tanto tempo. Existem Besouros (aqui os chamamos Fusca) que foram produzidos desde 1950 (importados da Alemanha, a produção brasileira começou em 1958) até 1996! 

Houve um hiato entre 1986 e 1993. Além disso, uma das versões dos anos 90, chamada de “Fusca Itamar”, porque o então presidente Itamar Franco promoveu um desconto para carros refrigerados a ar, o que tornou o Carocha economicamente viável mais uma vez. 

Eles só duraram por mais tempo no México, onde a produção terminou em 2003.

4. Fiat 147

Este carro pequeno, amigável e italiano foi construído especialmente para os clientes brasileiros. 

Ele foi derivado do Fiat 127 europeu, com novos interiores e exterior remodelado. O motor foi desenvolvido pelo antigo engenheiro da Ferrari Aurelio Lampredi e era altamente afinado, com algumas pessoas enfiando um turbo dentro dele, colocando cerca de 200hp em um carro de 796Kg. 

Era amplamente utilizado em corridas de rali e podia acompanhar carros maiores, como o Dodge Dart e o maverick da Ford em estradas sinuosas. 

5. Brasinca 4200 GT/Uirapuru

Este é um dos carros esportivos mais legais já fabricados no Brasil. Com o nome de um lindo pássaro amazônico, ele apresentava 4,2 litros retos de Chevrolet e era capaz de fazer 200Km/h em 1966! 

Foi feito como uma demonstração da destreza da indústria brasileira e foi o primeiro carro brasileiro projetado com aerodinâmica sendo uma preocupação. 

Foi até mesmo testado em um túnel de vento! Além da carroceria em fibra de vidro, há uma controvérsia sobre a semelhança entre o Uirapuru e o Interceptor Jensen. 

Gostou dos carros brasileiros que fizeram história? Tem outra opinião sobre o assunto? Então publique aqui nos comentários! Veja mais dicas aqui!

Imagem padrão
Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixar uma resposta