Saiba como higienizar seu automóvel corretamente

0

Nem todo mundo se preocupa com isso, mas saber higienizar um veículo de forma correta é essencial para a sua durabilidade.

Manter o seu carro limpo e higienizado é importante para a conservação do veículo, principalmente em relação a integridade do automóvel, pois evita o desgaste da pintura. 

Porém, é importante higienizar seu automóvel corretamente. Para isso, criamos este artigo para te ensinar um passo a passo essencial para fazer a  limpeza correta do seu veículo. 

Imagem: Pixabay

Como higienizar seu carro corretamente

1- Prepare o veículo 

Se possível, é importante deixar o carro na sombra para a lavagem. Assim, você evita a lataria quente durante o processo, preserva a pintura (que pode ser danificada se você lavar o carro com a lataria quente) e evita que a água e produtos sequem enquanto você está lavando.

Se o veículo estiver quente, até que esfrie, aproveite para se preparar e pegar todos os produtos e equipamentos que vai utilizar durante a limpeza.

Outro ponto importante é fechar as janelas do veículo, erguer os limpadores de pára-brisa na posição vertical e retirar a antena para facilitar a limpeza.

2. Separe os produtos ideais para a limpeza

Também é preciso selecionar os produtos ideias para a limpeza do seu carro. Afinal, ao utilizar produtos que não são adequados, os mesmos podem danificar o seu veículo. 

O ideal é utilizar esponjas e panos apropriados para evitar riscar a lataria. Outro produto importante nesta hora é o detergente automotivo, que lubrifica o atrito causado entre a bucha e a frágil pintura do veículo, além disso, sua fórmula ajuda a soltar a sujeira da superfície, facilitando e dando segurança ao processo de lavagem. 

Você também precisará de baldes, mangueira, aspirador de pó e uma escova ou esfregão. Tenha a certeza de que nenhum desses materiais possa prejudicar o seu carro.

3. Lave a parte externa do veículo 

Seguir essa sequência de limpeza é importante para não sujar onde você já limpou. Então, comece limpando o teto para que a sujeira escorra de cima. Depois, vá para a parte dianteira e em seguida para a traseira e laterais. 

A dica é deixar a parte de baixo do veículo para o final, ou seja, os pneus e as rodas, que devem ser limpos com um esfregão ou escova. 

A lataria deve ser lavada com esponja, água e detergente automotivo. Com a esponja, passe levemente na lataria e concentre um esforço maior nos lugares que estiverem mais sujos.

4. Enxágue e seque o carro

Esta etapa é a mais simples. Basta enxaguar todo o veículo por fora. Você pode utilizar baldes ao invés de mangueiras para economizar água. 

Para evitar manchas, passe um pano para secar toda a lataria. Para os panos, opte por toalhas de microfibra, algodão ou silicone.

5. Passe aspirador na parte interna

O primeiro passo para limpar a parte interna é retirar todos os resíduos grandes que possam atrapalhar a sua limpeza. Retire também os tapetes, que devem ser lavados separadamente. 

Então, comece a aspirar a sujeira com um aspirador de pó. Passe-o em todo o veículo, inclusive nos cantos dos bancos. Repita o procedimento em seu porta-malas.

6. Limpe o painel do carro

Como o sabão pode manchar o painel do carro, na hora da higienização, passe um pano úmido em toda a área do painel, e depois passe um pano seco.

Pronto! Depois de seguir esses passos fundamentais, você terá um carro limpo de forma eficiente! 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.