Carro voador: entenda o que é e como funciona um eVTOL

0

Uma máquina voadora? Saber mais sobre o eVTOL e o conceito de aeronave de curta distância que transformará a mobilidade urbana nos próximos décadas

Você já deve ter escutado falar em carros voadores e como eles vão revolucionar a mobilidade urbana nas próximas décadas. Para essas aeronaves, combinando características de automóveis e aviões, e eVTOL, que significa Electric Vertical Takeoff and Landing Aircraft.

Embora conceitualmente muito semelhante a um helicóptero convencional, o conceito tecnológico eVTOL se destaca pelo seu custo operacional muito menor, o que permite sua utilização em voos curtos nas cidades-estado.

Os eVTOLs sairão de um rollover independentemente de passageiros ou pertences. Algumas empresas planejam usar a infraestrutura existente na cidade para construir picos, enquanto outras empresas Quer criar seu próprio espaço ou configurar e usar vértices compartilhados?.

A ideia é que, no futuro, um bairro tenha um vertiporto para estabelecer uma ligação aérea dentro das cidades quase como terminais de ónibus ou estações de metrô, mas voando.

Desde meados de 2010, várias startups e as maiores empresas aeroespaciais do mundo começaram a investir em projetos eVTOL. Além da Airbus Helicopters, que começou a trabalhar em um carro voador em 2015, a americana Boeing e a brasileira Embraer também trabalham para se destacar nesse segmento.

Imagem: UOL

Véspera de eVTOL

O projeto da Embraer é supervisionado pela Eve Air Mobility, companhia aérea brasileira criada para o desenvolvimento e produção desses veículos voadores.

Eve é o nome do primeiro eVTOL da empresa. lançada em 2018, a aeronave terá inicialmente capacidade para transportar quatro passageiros em uma distância de até 100 km, com custo por voo até seis vezes menor que o dos helicópteros, além de emitir até 90 % menos ruído.

Em fevereiro, a Eve iniciou o processo de certificação VTOL junto à Anac (Autoridade Nacional de Aviação Civil), que é a etapa básica para o uso comercial destas aeronaves. Isso acontecerá por volta de 2026. Até agora, o eVTOL Eve foi adicionado. Mais de 1700 pedidos de operadores brasileiras e internacionais.

Terei um carro voador em casa?

Apesar de ser conhecido como um carro voador, o eVTOL na verdade se comporta como um avião. Isso significa que se parece mais com aeroplanos e helicópteros do que com carros.

O voo autônomo está previsto nos projetos dessa aeronave nos próximos dez anos, mas inicialmente o eVTOL terá que ser utilizado por aeronautas treinados.

Outra questão é a infraestrutura necessária para operar essas aeronaves, o que fundamentalmente as torna mais adequadas para táxi aéreo ou serviços de entrega.

No Brasil, Gol e Azul concordaram em receber seus primeiros eVTOLs a partir de 2025, que serão fabricados por empresas europeias. A Embraer, por sua vez, promete começar a entregar sua versão da aeronave aos clientes a partir de 2026.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.