Como escolher uma oficina de confiança para o seu carro

Ter um carro é bom, mas infelizmente alguns imprevistos acontecem com certa frequência.

Desde os pequenos arranhões nas latarias, até alguns problemas mais sérios e que precisam da famosa “ligação de emergência” para socorrer o carro na estrada, os perrengues acabam pegando a gente de forma inesperada.

Para esses imprevistos e outros momentos, é essencial ter um contato de uma boa oficina mecânica, que seja de confiança para te ajudar em um bom funcionamento do veículo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para listar dicas importantes para você saber escolher uma boa oficina para ser a sua de confiança. Aproveite essas sugestões e encontre a sua oficina de confiança.

Imagem: Pixabay

Pesquise a reputação da oficina

Esse é o primeiro passo para entrar em contato com a oficina. Você deve pesquisar sobre a reputação do local, procurando na internet, vendo as avaliações do Google e também nas redes sociais da oficina, caso tenha.

Entretanto, o mais indicado é que você telefone para o Procon e pergunte se existem registros de reclamações para essa empresa. Também é bom conferir o certificado do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), que é um excelente indicativo de qualidade para a retífica dos motores.

Faça comparações de preços

É importante encontrar um local que tenha um bom custo benefício. Infelizmente existem algumas oficinas que cobram preços bastante elevados dos serviços sem ter precisão, e isso acaba fazendo com que o cliente seja lesado.

Por isso não corra esse risco e procure oficinas com um bom preço para se ter uma base. Desta maneira, você acaba ficando por dentro da base do quanto custa alguns reparos e pode evitar uma enganação.

Peça orçamentos detalhados

Pedir o orçamento é imprescindível. Afinal de contas, é somente com o orçamento que você consegue conferir de forma detalhada os valores. Por isso, solicite sempre um orçamento formal bem detalhado.

O documento precisa conter um valor da mão de obra em cada preço e item de seus equipamentos. Com base nas pesquisas que você realizou antes, vai conseguir saber se não está sendo enganado também.

Além disso, é óbvio que você precisa fazer orçamento em diferentes oficinas. Você não tem que aceitar o reparo de primeiro, podendo comparar os documentos e saber qual é a oficina que oferece mais vantagens em questões do custo-benefício para seu bolso.

Fique de olho no interior da oficina

Um outro fator importante para encontrar uma oficina de confiança é a parte estrutural dessa oficina que você pretende levar o seu veículo. Esse detalhe pode acabar passando despercebido, e por isso é necessário se atentar.

Opte pelos locais que, além de atenderem a todos os requisitos citados acima, também possuam uma estética legal. Isto é, escolha uma oficina limpa e organizada, pois isso acaba dizendo muito sobre o tipo de trabalho que os profissionais daquela oficina vão fazer no seu carro.

Exija sempre a nota fiscal

Depois de ter escolhido a melhor oficina para ser a sua de confiança, pense também no pós-compra. Ou seja, peça a nota fiscal de todos os serviços prestados.

A nota fiscal é a prova da aquisição daquele serviço, e ajuda a detalhar o tipo de reparo feito no veículo. Tendo esse documento em mãos, você possui uma garantia de 90 dias determinada pela lei.

Gostou das dicas? Se estiver à procura de um local de confiança para reparar o seu veículo, lembre-se delas e só leve o seu veículo para uma oficina que cumpra com os requisitos acima.

Imagem padrão
Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixar uma resposta