Como transportar objetos no bagageiro de teto e no interior do carro? Descubra aqui!

Se tem algo que causa muita dúvida para quem transporta objetos no carro é o bagageiro de teto. Existem alguns detalhes sobre isso que é necessário se atentar, além de uma outra opção pouco explorada.

Quem costuma transportar objetos com frequência no carro pode acabar sendo pego de surpresa com a falta de espaço no porta-malas. Porém, é capaz de colocar mais bagagem de duas outras formas.

O bagageiro no teto é a opção mais comum, e que acaba gerando muita dúvida. Porém, o que muita gente não sabe é que é possível transportar mais bagagem na parte interna do carro.

Nos próximos tópicos iremos explicar todas as possibilidades de transportar bagagem, seja no interior do carro ou no bagageiro. Portanto, continue lendo nosso artigo e descubra tudo sobre bagageiro de teto e transporte de carga no veículo.

Imagem: Pixabay

Bagageiro de teto

Várias pessoas acabam tendo a percepção errada sobre o bagageiro no teto, achando que não é nada confiável deixar os bens, como malas com itens pessoais, na parte externa do veículo.

Porém, essa visão é equivocada, já que se trata sim de uma opção segura de levar as coisas. Quando usamos o bagageiro com a caixa de bagagem, ela protege da água e como possui uma ou mais fechaduras, acaba evitando a perda, queda e o roubo dos itens.

Por isso, confira a seguir como você pode usar e instalar o bagageiro de teto, e qual deve comprar. Além disso, confira quais são as normas ligadas a esse tema.

Como usar?

Uma boa dica sobre o uso do bagageiro no teto é a distribuição dos itens de maneira proporcional, na intenção de manter o equilíbrio do carro, já que isso vai afetar de forma direta a dirigibilidade. É importante também prender a bagagem para que ela não balance nas curvas e frenagens.

Como instalar?

Para utilizar o bagageiro no teto, é preciso ter o rack de teto devidamente instalado no veículo. Essa instalação também precisa ser feita por um profissional especializado.

Mas caso não seja o caso, leia com atenção o manual do bagageiro. De forma resumida, é só apoiar o bagageiro na base do hack e fazer o devido fechamento das travas. Depois disso, é realizado o posicionamento dele de forma que fique bem fácil colocar e tirar todos os pertences.

Quais são as normas existentes para o uso?

O Código de Trânsito Brasileiro determina em seu artigo 109 que as regras para o transporte das cargas nos veículos de passageiros são de responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito. Por isso, temos duas resoluções que, basicamente, estipula que:

  • não pode atrapalhar a visibilidade do condutor nem comprometer a estabilidade ou condução do veículo;
  • deve respeitar o peso máximo especificado para o carro que levará o bagageiro (sempre lembre de consultar o manual do automóvel a ser utilizado para ter certeza dessa questão);
  • é proibido exceder a largura do veículo e ocultar as luzes sinalizadoras dele.

Interior do carro

Já conferimos como funciona o transporte de bagagem na parte de cima do veículo quando o porta-malas está lotado. Entretanto, existe uma forma de armazenar os objetos na parte interna de forma segura também. Confira nos próximos tópicos como fazer isso.

Como usar os bancos rebatidos?

Você consegue transportar mais bagagens graças aos bancos rebatidos. As bolsas, embrulhos, mochilas e objetos pessoais em geral conseguem ser transportados de forma tranquila.

Os pertences que são considerados cargas, e com os bancos rebatidos podem acabar apresentando risco para a vida de muitos, principalmente quando ocorre um acidente. Por isso, levar carga com bancos rebatidos vai contra as regras do CTB. 

Como levar objetos no banco de trás?

Nas leis automotivas não existe nenhuma regra que proíba o transporte de itens pequenos no banco de trás. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados. Isso porque, caso a bagagem acabe atrapalhando a visão do condutor de alguma maneira, isso já é considerado direção perigosa.

Também como em bancos rebatidos, os objetos muito grandes e soltos de qualquer maneira no banco de trás significa insegurança.

Dessa forma, os objetos grandes precisam ser levados no porta-malas e, caso lote o espaço, é preciso recorrer para o bagageiro de teto.

Imagem padrão
Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixar uma resposta