Dá para viajar de carro elétrico?

0

Pensando em viajar de carro elétrico? Descubra como tornar a viagem o mais tranquila possíve

O mercado de carros elétricos continua crescendo no Brasil. Segundo a Abve (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), foram vendidas 2.851 unidades em 2021. Este número representa um aumento de 256 % em relação ao ano anterior. As opções variam de modelos urbanos a carros maiores e mais luxuosos.

Mais de 90 % dos brasileiros planejam viajar de carro nas próximas férias, de acordo com um relatório sobre os setores de comércio eletrônico do Brasil. Mas será que viagens longas com carro elétrico são viáveis ​​em um país de proporções continentais como o nosso?

Uma das vantagens do Brasil ficar para trás na popularização dos carros elétricos em relação aos principais mercados automotivos do mundo é que pulamos a passagem dos carros 100 % movidos a bateria que só eram viáveis ​​no perímetro urbano devido à sua baixa autonomia..

Hoje, a maioria dos carros elétricos vendidos no mercado automotivo brasileiro tem autonomia superior a 350 km. Por exemplo, o período permitido para viagens entre São Paulo e Campinas.

Você pode viajar de carro elétrico, mesmo que não haja estação de recarga no Brasil. Mas um pouco de planejamento extra é necessário para sua viagem.

Imagem: Pixabay

A tecnologia é aliada

Hoje, existem muitos aplicativos que o ajudarão nessa etapa enquanto você “desenhar” seu caminho. Um recurso interessante é o Plug Share.

Além de saber onde estão localizados os pontos de carregamento (e o tipo de carregador instalado neles), você também pode descobrir bons restaurantes para almoçar e hotéis para relaxar no caminho.

Ao planejar uma rota é importante saber a quilometragem do seu veículo elétrico. Por exemplo, o Volvo XC40 Recharge pode percorrer até 418 km com uma única carga de bateria. E agora o JAC E-JS1 chega a 302 km.

Vale ressaltar, no entanto, que diferentemente dos carros de combustão interna, os carros elétricos consomem mais energia no uso rodoviário, resultando em uma diminuição da autonomia em relação aos números oficiais.

Um conselho muito comum entre os profissionais é carregar totalmente a bateria antes de sair de casa. Ao longo do caminho, é recomendável fazer recargas menores em postos de recarga que estão espalhados pelas rodovias. Aos poucos seu “tanque” estará sempre cheio.

A maioria das estações de carregamento Wallbox tem acesso gratuito, basta telefonar o seu carro ao carregador. No entanto, carregadores mais potentes geralmente estão disponíveis apenas para usuários registrados. Por isso, vale a pena conferir se esse é o caso antes de planejar sua viagem.

Assim como nos veículos de combustão interna, alguns pequenos comportamentos podem ajudar você a economizar energia. Se você precisa trabalhar melhor com sua bateria, uma dica é desligar equipamentos desnecessários para dirigir, como o ar-condicionado.

Outro truque de carro flexível que funciona com carros elétricos é mudar seu estilo de direção. As acelerações fortes também contribuem para uma menor retenção de carga.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.