Descubra como renovar a CNH sem sair de casa de forma simples!

Descubra como renovar a CNH sem sair de casa de forma simples!

Veja neste artigo como é possível renovar a CNH de forma simples, sem nem precisar sair de casa, pois todo o processo é feito de forma online!

A pandemia foi um período de crise, tristeza e recessão e isso ninguém discute. Mas o que não se discute também foi que ela trouxe uma série de mudanças para o dia-a-dia de todos.

Uma das mais gritantes foi o movimento de fazer tudo sem sair de casa. As pessoas passaram a resolver todo o tipo de situação diretamente do seu próprio sofá, e a possibilidade, então, se popularizou.

Renovar a CNH sem sair de casa é, agora, uma possibilidade real. De dentro do conforto do seu lar, ao alcance da sua mão, você poderá fazer a solicitação de renovação do seu documento sem qualquer burocracia.

Quer saber como? Então acompanhe!

Passo a passo de como renovar a CNH sem sair de casa

Para que possa renovar a CNH sem sair de casa é necessário que você se atente a alguns passos essenciais. Facilitamos um pouco a sua vida explicando cada um deles para que seu trabalho seja ainda menor.

Cadastro no portal do Detran

A primeira etapa é ter um cadastro feito e atualizado no site do Posto Digital. Nele você criará um login (nesse caso, seu CPF) e uma senha para ter acesso aos serviços disponibilizados.

Solicitação de Renovação

Com o cadastro feito e o acesso garantido, o condutor deverá acessar a área que corresponde aos serviços e clicar em “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação”.

Ali, é necessário que se faça a conferência de todos os dados de forma minuciosa para que a CNH não seja emitida com nenhum erro. Essa etapa também é obrigatória para que o processo dê continuidade.

Agendamento de exames

Ali mesmo você poderá agendar os exames obrigatórios, que podem variar para cada pessoa de acordo com a idade ou até mesmo com a classificação da CNH, incluindo exame de visão, toxicológico e psicotécnico.

Pagamento de taxas

Os boletos devem ser pagos antes de os exames serem feitos. Essa é uma norma das solicitações físicas que segue valendo para as feitas na modalidade on-line.

O que ainda é necessário fazer de forma presencial?

Ainda que boa parte do sistema permite que você consiga renovar a CNH sem sair de casa, alguns passos requerem, invariavelmente, que você se desloque para finalizar a solicitação.

Os exames, por exemplo, precisam acontecer de forma presencial. Também é necessário ir até o DETRAN para que a fotografia seja feita e a biometria capturada.

Porém, para esses serviços não há necessidade de espera, tampouco agendamento, como antes. Isso, único à possibilidade de fazer todos os passos anteriores de forma virtual, agilizou muito todo o processo de renovação.

Veja como você irá receber a sua nova CNH

Além de poder fazer todo o processo de renovar a CNH sem sair de casa, você também pode optar por tê-la em mãos assim. Isso porque já é possível escolher a versão on-line da Carteira de Habilitação, o que diminui ainda mais as idas ao DETRAN.

Se essa for a sua opção, após fazer todos os passos, incluindo exames e pagamentos de taxas, seu documento estará disponível no app CDT (Carteira Digital de Trânsito) em até 3 dias úteis.

A CNH digital tem o mesmo valor que a física, não precisando, portanto, o condutor ter as duas, salvo se for de seu interesse.

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.