Dicas infalíveis sobre o ar-condicionado do carro
Para as pessoas que vivem nas partes mais quentes do Brasil, utilizar um ar-condicionado no carro é inevitável. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados com esse sistema.
No Brasil é mais comum a temperatura passar dos 32ºC. Aliás, o dia todo a temperatura fica nas alturas em algumas regiões. Convenhamos que dirigir no calor é algo insuportável, não é? Por isso que o ar-condicionado sempre salva a nossa pele.
Mas e quando você entra no seu carro, dá a partida, liga o ventilador lá no máximo, bota a temperatura do ar no mínimo para sentir aquele vento gelado e acaba sentindo um cheiro ruim? Ou até mesmo faz um barulho estranho ou simplesmente o sistema não responde.
Passar por isso é horrível e angustiante nos dias calorentos. Entretanto, algumas atitudes poderiam ter sido tomadas para evitar esse problema. Saiba que é mais fácil do que parece conservar o sistema de ar-condicionado, e vamos mostrar como funciona nos próximos tópicos.
Ligue o ar-condicionado do carro com frequência
É indicado para os motoristas que o ar-condicionado dos carros seja ligado, pelo menos, uma vez na semana, mesmo nos dias frios, e fique em um funcionamento de pelo menos uns dez minutos.
Essa prática vai permitir que os comandos de acionamento permaneçam bem funcionais e as válvulas do sistema se mantenham em operação.
Higienize o aparelho
Fazer a higienização de todo o sistema do ar condicionado não é uma tarefa difícil. Essa prática pode ser feita, inclusive, usando sprays que são achados de forma fácil nas lojas de acessórios de carro.
Entretanto, a higiene realizada em máquina apropriada normalmente dura mais e é muito mais eficiente. Toda a limpeza acaba ajudando na eliminação de ácaros, fungos e bactérias que podem crescer dentro da tubulação de ar e nos filtros do sistema refrigerador.
Eles são os responsáveis pelo cheiro ruim quando ligamos o ar e também são os responsáveis por causar alguns problemas de respiração em quem usa carro.
Use com sabedoria a recirculação
A recirculação do ar é o recurso que acaba permitindo o bloqueio da entrada do ar que vem da parte externa, fazendo com que apenas o ar interno da cabine seja recirculado no veículo.
Isso acaba fazendo com que todo o processo de resfriamento seja otimizado e evita que fumaça da parte de fora entre dentro da cabine. Entretanto, a função também pode render perigos, pois ela aumenta a presença do gás carbônico na parte interna do carro, e seu uso de forma exagerada pode causar sonolência e, nos casos extremos, um desmaio.
O carro esquentou no sol? Dá pra resfriar rápido
Se seu carro estiver em contato com o sol, é possível melhorar todo o desempenho do ar-condicionado seguindo esses passos:
- Abra os vidros do carro;
- Dê partida e movimente o carro pela rua;
- Acione o ar-condicionado assim que perceber que a sensação de abafamento está se espalhando, e mantenha os vidros abertos;
- Quando perceber que a sensação térmica está mais agradável, feche os vidros e aproveite.
Não fume com o aparelho ligado
Essa dica vai diretamente para os fumantes, pois fumar em um carro com o ar-condicionado ligado acaba sendo bastante prejudicial. Isso se deve ao fato da fumaça do cigarro acaba degradando os filtros do sistema de forma mais acelerada.
Essa degradação acaba causando a perda da eficiência do conjunto, fazendo com que a contaminação através de bactérias e fungos também cresça de forma considerável.
Faça manutenção periódica
Graças ao uso e ao tempo, o ar-condicionado de um carro pode acabar apresentando diversos desgastes. A poeira de forma excessiva e alguns outros componentes acabam impactando diretamente no desempenho do aparelho, prejudicando a saúde de quem está dentro causando sinusite ou rinite.
Por causa disso, é recomendado que o filtro do aparelho seja verificado em uma frequência semestral por um especialista. Caso o filtro tenha saturado, ele não vai efetuar a limpeza, e sim trocar o filtro por outro mais novo.
Enquanto troca o filtro, o profissional também precisa verificar todas as condições de funcionamento das válvulas desse sistema, dos respectivos botões de comando e também da pressão do gás refrigerante.