Filtro esportivo funciona? Entenda!

O filtro esportivo é um item que agrega muito a um veículo, mas ele possui vantagens e desvantagens também, sendo necessário analisar cada uma delas.

É verdade que alguns itens são muito importantes para se ter um boa manutenção do carro, e um deles é o filtro de ar. Esse item possui como função principal fazer com que o ar chegue mais limpo na câmara de combustão.

Isso evita a entrada das impurezas nos componentes internos do motor, impurezas essas que aceleram o desgaste de todos os componentes, sem exceção.

Isso faz com que o filtro de ar seja um item essencial para prolongar a vida útil de vários componentes do carro. No mercado, existem dois tipos de filtro de ar: o normal e o esportivo. 

Esse último gera muita dúvida em algumas pessoas, é fato. Porém, é bem simples explicar suas vantagens e desvantagens, além das diferenças entre ele e o normal. 

Sabendo que possui vantagens e desvantagens, é necessário saber se vale a pena instalar um filtro esportivo no carro. Confira mais nos próximos tópicos.

Imagem: Pixabay

O que é o filtro esportivo?

A função do filtro esportivo é a mesmo do filtro normal, mas com um porém: o esportivo permite a passagem de um fluxo maior de ar para a parte interna do motor do carro. Isso contribui, na teoria, para o aumento da potência do propulsor do veículo.

Os filtros em formato cônico podem ser de dois tipos: o mono ou o duplo fluxo. O duplo fluxo se diferencia do modo por causa da tomada de ar e também pela porção central do filtro e, dessa forma, sendo menos restritivo.

Gasto e troca

Quando se coloca o filtro esportivo, o dono do carro tem a opção de colocar um componente do tipo inbox, que vai aproveitar a caixa do filtro original sem ter a necessidade de adaptar o novo. Porém, ele pode optar também pelo tipo cônico, e esse exige sim a retirada da caixa.

Vale ressaltar que o filtro esportivo que possui uma boa qualidade tem o preço de compra superior em comparação com o filtro normal. Entretanto, existem alguns modelos que podem ser lavados para garantir uma vida útil maior. Isso vai garantir um melhor desempenho durante um bom tempo.

 

Nem tudo são flores

Da mesma forma como a maioria das modificações veiculares, o filtro de ar do tipo esportivo também traz alguns tipos de prejuízos para o veículo, e essas são as desvantagens que pontuamos no começo deste artigo.

O ganho da potência pode não ser sentido nas baixas rotações, ou seja, caso você use o seu carro apenas no tráfego urbano, talvez possa não sentir nada de diferente em relação ao desempenho.

Além disso, por possuir um poder de filtragem menor que o dos filtros comuns, o filtro esportivo acaba contribuindo para diminuir a vida útil do motor do carro. Por conta disso, o filtro de ar esportivo não é recomendado para um uso a longo prazo.

Vale lembrar que um carro com o filtro em um bom estado e motor nas melhores condições entrega um melhor rendimento não só em desempenho mas também em consumo de combustível.

Portanto, consulte um profissional da área para esclarecer algumas dúvidas antes de instalar o filtro esportivo em seu veículo, pois é necessário ter certeza se isso vai valer realmente a pena.

 

 

 

Imagem padrão
Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixar uma resposta