Gasolina podium: vale o preço que se paga?

Com um percentual menor de etanol e a octanagem ainda mais alta, será que as gasolinas do tipo premium são uma pedida boa para todo tipo de carro?

Essa é uma dúvida que muitos vem se fazendo ultimamente com o aumento no preço do combustível. Nos postos que possuem a bandeira BRM, da Petrobras, é a Podium que se usa. Já nos dos postos Shell, encontramos a V-Power Racing.

Os dois nomes podem até ser diferentes, mas eles são usados para vender a mesma gasolina Premium, que é a de melhor qualidade oferecida nos nossos postos de gasolina.

Esse combustível premium se diferencia das gasolinas convencionais e as aditivadas por ser um tipo de combustível com a qualidade superior. Por outro lado, o combustível premium é oferecido em uma quantidade mais restrita de postos de combustíveis, justamente por ela ser mais cara do que os outros tipo de gasolina no mercado.

Independente disso, será que podemos considerar um bom negócio investir nesse tipo de combustível mais nobre no momento em que atravessamos atualmente? Confira nos próximos tópicos.

Imagem: Pixabay

Características da gasolina premium

Esse tipo de gasolina é mais superior por dois principais motivos: o percentual menor etanol, que é de 25%, enquanto a taxa de gasolina aditivada e comum levam 25% em etanol anidro.

O outro motivo é a octanagem mais alta: a lei no Brasil pede que as gasolinas premium brasileiras tenham, minimamente, 97 RON para serem consideradas como tal. Porém, vários produtos já passaram dessa marca, como a Octapro, que é da Ipiranga e possui 103 RON, a Podium de 102 RON e V-Power Racing (98 RON).

Essas características em conjunto fazem com que a gasolina premium seja tão valorizada no mercado. Em comparação às gasolinas aditivadas e comuns, ela custa muito mais caro. Mas, afinal de contas, esse tipo de gasolina é uma boa opção para seu carro?

Qual é a melhor opção para o seu carro?

A gasolina premium é o combustível que permite obter a melhora de rendimento em todos os tipos de carros. Entretanto, essa mudança vai ser sensível somente nos modelos com os motores superalimentados ou nos carros com um alto desempenho.

Por causa disso, nem toda vez os benefícios que são trazidos por esse tipo de gasolina irão compensar o gasto com o abastecimento, e é necessário prestar atenção para esse detalhe.

Se o seu objetivo principal for preservar o motor do seu veículo por um longo período de tempo em condições originais e com um baixo consumo de gasolina, uma opção boa é usar a gasolina aditivada.

Ela tem o preço um pouco mais caro em comparação com a comum, mas ainda assim ela traz aditivos que ajudam a evitar o acúmulo de resíduos no sistema de alimentação. Além disso, é possível abastecer com etanol, que em vários carros flex resulta em ganhos em termos de desempenho.

Enfim a gasolina podium é o tipo de combustível que vai ajudar praticamente todo tipo de carro. Entretanto, é necessário prestar atenção com cada tipo de carro, pois nem sempre essa opção de gasolina vai representar um custo benefício.

Se você procura gastar pouco e ter um bom desempenho, é necessário levar o seu veículo a um profissional que vai poder avaliar qual o tipo de gasolina mais recomendado para garantir um desempenho e economia para o seu carro.

Imagem padrão
Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixar uma resposta