GNV também está mais caro: veja os valores

GNV também está mais caro: veja os valores

Conheça a história do Golf GTI, que chegou ao mercado bem diferente dos modelos que conhecemos hoje em dia. 

O Volkswagen Golf GTI se tornou um dos principais modelos da história do mercado automotivo mundial, com diversos fãs, tanto dos modelos mais antigos, como dos atuais. Mas, você sabia que o VW Golf GTI tem uma história bem inusitada? Continue a leitura que contaremos todos os detalhes para você. 

O projeto secreto do Golf GTI

A história do Golf começou em 1974, quando um pequeno grupo de funcionários da marca na Alemanha contrariou uma decisão da direção da empresa, já que na época, os donos da Volkswagen não queriam de jeito nenhum associar seus modelos à “rebeldia” dos esportivos. 

No entanto, amantes do automobilismo, o grupo de funcionários começou a desenvolver uma versão esportiva do Golf dentro da empresa, sem ninguém saber. Todos colocaram seus empregos em risco para desenvolver o projeto. 

Por conta do projeto tão bem estruturado, o grupo conseguiu um aliado dentro do Conselho de Tecnologia da empresa, o engenheiro Hermann Hablitzel, que garantiu a cobertura para que o desenvolvimento continuasse, ainda que extraoficialmente.

Então, em 1975, o engenheiro apresentou o projeto do Sport Golf para o presidente do conselho da VW, que deu sinal verde para o desenvolvimento, tornando- se um projeto oficial.

História do Golf GTI: as gerações

Após um ano da criação do projeto, em 1976, o veículo passou a se chamar Golf GTI e foi lançado comercialmente. A ideia era o lançamento de uma versão limitada a 5.000 unidades, mas o sucesso foi tanto que a produção continuou. 

Volkswagen Golf GTI 1974 a 1988

Essa versão vinha com um motor 1.6 com 112 cv de potência e tinha como charme bancos exclusivos com design quadriculado e volante esportivo. 

Chegava a uma velocidade máxima de 185 km/h e acelerava de 0 a 100 em 9,2 segundos.O design da grade e dos bancos tornaram-se as marcas do GTI.

Volkswagen Golf GTI 1983 a 1992

A terceira geração trazia um motor 2.0 com 8 válvulas e 115 cv. Um ano depois, o motor de 16 válvulas apareceu e a potência subiu para 150 cv. 

Volkswagen Golf GTI – 1993 a 1998

Lançada em 1998, a quarta geração teve como principal mudança o design mais sutil. O segredo dessa versão do GTI estava sob o capô, com o clássico 1.8 turbo com 150 cv. 

Volkswagen Golf GTI 1997 a 2013

Apresentada em 2004 no Salão Automóvel de Paris, a quinta geração da versão esportiva chegou com uma grade preta em forma de V e um motor turbo de 200 cv de potência. Chegou também a famosa transmissão automática de dupla embreagem DSG. 

Volkswagen Golf GTI 2003 a 2008

A sexta geração do Volkswagen Golf GTI trouxe um peso-potência inferior de 6 kg/cv. O motor 2.0 turbo ganhou 10 cv e chegou a 210 cv, e a máxima chegava a 240 km/h.

Volkswagen Golf GTI – 2008 a 2016

No ano de 2013, o Golf GTI passou a ser produzido na plataforma modular MQB. Com isso, o veículo ficou 45 kg mais leve do que seus antecessores, o que melhorou o seu comportamento dinâmico. Já a potência subiu para 220 cv. 

Volkswagen Golf GTI 2013

A oitava geração do Golf GTI chegou em 2020 com motor 2.0 turbo de 245 cv de potência, permitindo-lhe superar seu antecessor em todos os aspectos. A versão Clubsport com 300 cv foi comercializada para comemorar os 45 anos do modelo espetacular. 

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.