Itens de segurança mais importantes para integridade dos ocupantes do veículo

Itens de segurança mais importantes para integridade dos ocupantes do veículo

Neste artigo você vai conhecer os itens de segurança essenciais para um veículo de passeio, bem como suas respectivas funcionalidades.

De acordo com as normas do Código de Trânsito de Brasileiro (CTB), todos os veículos em circulação no país devem contar com itens de segurança em pleno funcionamento para garantir a integridade de ocupantes e de terceiros.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os itens de segurança essenciais para um veículo de passeio, suas respectivas funcionalidades.

Itens de segurança mais importantes dos veículos

Controle eletrônico de estabilidade

Item cuja função é garantir o controle do carro em condições de risco, como estrada com baixa aderência e manobras em alta velocidade. 

Com o controle eletrônico de estabilidade você evita que o carro perca o controle, já que o sistema é capaz de identificar quando há insuficiência de contato com o solo e, com isso, aciona a frenagem ou diminui a rotação do motor automaticamente. 

Cintos de segurança

O cinto de segurança é um item essencial e obrigatório para todos os veículos. Esse item salva vidas, tanto em acidentes que ocorrem nas cidades, como na estrada.

Encostos de cabeça

Você sabia que o encosto de cabeça dos assentos não serve apenas para descansar ou para gerar mais conforto aos passageiros? 

Trata-se também de um componente de segurança essencial para evitar que a cabeça dos ocupantes sejam deslocadas para trás em uma colisão, amenizando lesões no pescoço em caso de colisões traseiras.

Airbags

Os Airbags são bolsas infláveis localizadas dentro do veículo, principalmente em locais como: volante, no lado direito do painel do carona e nas pernas do motorista. 

Sua função é garantir maior segurança em caso de acidentes. Todos os automóveis fabricados a partir de 2014 devem contar com o dispositivo de segurança. 

Além de contar com o dispositivo, é importante tomar alguns cuidados para garantir seu pleno funcionamento:

  • Não deixar objetos nos locais onde estão os airbags para que não sejam arremessados contra os ocupantes;
  • As gestantes devem manter uma distância mínima de 30 cm da saída dos airbags;
  • Não andar com crianças ou pets nos bancos dianteiros;
  • Fazer inspeções periódicas.

Luzes e faróis

Estes são dispositivos indispensáveis para garantir a segurança dos ocupantes do veículo e também das outras pessoas. Antes de comprar um carro seminovo, sempre verifique o funcionamento de todos os faróis e lanternas, a intensidade das luzes emitidas e veja se há indícios de má vedação, como umidade e infiltrações.

Vale ressaltar que transitar com faróis danificados pode dar uma multa de R$130, além de 4 pontos na carteira de habilitação.

Ar-condicionado

Com a violência nas cidades aumentando cada vez mais, ter ar-condicionado no veículo pode garantir a segurança dos passageiros. Isso porque você poderá circular com os vidros fechados, evitando furtos, principalmente em paradas nos semáforos. 

Pneus e estepe

Os pneus e estepes devem estar em boas condições para garantir a segurança dos integrantes do veículo. As recomendações para garantir a durabilidade desses componentes são:

  • Análise o nível de desgaste dos pneus e estepes;
  • Confira o manual do carro para saber a calibragem ideal dos pneus dianteiros e dos traseiros, com o veículo vazio com muito peso;
  • Faça o rodízio entre pneus e estepes a cada 10 mil quilômetros.

Cadeirinha Infantil

As cadeirinhas fixadas no banco traseiro são essenciais para garantir a segurança das crianças nos veículos. Hoje, a legislação exige a presença do Isofix, que corresponde ao padrão internacional para fixação de cadeira infantil. Antes elas eram fixadas apenas com o cinto de segurança. 

Todos esses itens podem garantir a segurança e a integridade dos passageiros do veículo. Portanto, tenha uma atenção especial a eles.

Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.