Mercedes anuncia versão de produção do AMG ONE, o Fórmula 1 feito para as ruas
A marca alemã finalmente apresentou para o mercado o Mercedes-AMG ONE, sendo ele o supercarro mais próximo de um Fórmula 1, mas feito para as ruas. Conheça!
Anúncios
Para comemorar o aniversário de 55 anos da AMG, a Mercedes anunciou finalmente a versão de produção do supercarro Mercedes-AMG ONE.
O Mercedes-AMG ONE é um hiperesportivo de dois lugares que traz a tecnologia de acionamento híbrido de Fórmula 1 para as ruas e estradas pela primeira vez. A tecnologia de propulsão híbrida do AMG ONE é a mesma usada pelos carros da equipe na Fórmula 1, como o W13 de Lewis Hamilton.
Graças ao desempenho híbrido, o veículo tem uma potência total de 1.063 cv de um motor à combustão, combinado com quatro motores elétricos, atingindo uma velocidade máxima (limitada) a 352 km/h.
O AMG ONE já é o carro mais potente já produzido pela marca alemã. Uma máquina capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 2,9 segundos.
Anúncios
Seus propulsores elétricos – também alimentados por baterias com a mesma tecnologia dos F1 -, permitem que o veículo rode até 18,1 quilômetros sem acionar o propulsor alimentado por gasolina.
O supercarro foi desenvolvido por meio da cooperação com os especialistas em Fórmula 1 da Mercedes-AMG High Performance Powertrains em Brixworth, na Inglaterra.
Por pesar apenas 1.695 kg, o esportivo mantém uma relação de peso potência excelente: 1,59 kg/cv. Ele inspira não apenas por sua tração híbrida, mas também pela performance da tecnologia das pistas de corrida.
O AMG One é um descendente do carro-conceito Project One, mostrado pela Mercedes em 2017. Na época, a Mercedes já adiantava que a versão final do modelo teria motor de Fórmula 1 e visual bem próximo do protótipo de exposição. Apenas após 5 anos esse projeto se tornou uma realidade.
O esportivo tem estrutura em fibra de carbono, na qual até os painéis internos são considerados elementos estruturais.
Um carro de Fórmula 1 para as ruas
Apesar de ser um veículo com características de competição, o modelo vem equipado com itens de carros de rua, como: ar-condicionado, vidros elétricos e sistema multimídia são itens de série. Os assentos possuem acabamento em couro combinado com um tecido esportivo.
Produção limitada!
O Mercedes AMG ONE terá uma produção limitada. Serão produzidas apenas 275 unidades do modelo. Vale lembrar que todos esses carros já foram vendidos antes mesmo de a marca alemã revelar a versão final do hipercarro. Três brasileiros estão nessa estreitíssima lista.
E o valor? Cada um custou nada mais nada menos que US$ 2,7 milhões, ou uns R$ 16 milhões na cotação atual do dólar. Um preço até que acessível para um carro com potência de Fórmula 1 feito para as ruas.
Ficha técnica
- Motor: 1.6, 24V, 6 cilindros em V, duplo comando variável, turbo, injeção direta + 4 motores elétricos;
- Cilindrada: 1.599 cm3;
- Combustível: Gasolina;
- Potência combinada: 1.053 cv a 9.000 rpm;
- Torque: 99 kgfm a 4.100 rpm;
- Câmbio: automatizado de sete marchas;
- Direção: eletrohidráulica;
- Suspensões: independente de braços sobrepostos (dianteira), independente multibraços (traseira);
- Freios: discos de carbono-cerâmica (dianteira e traseira)
- Tração: integral permanente
- Dimensões: 4.756 mm (comprimento), 2.010 mm (largura), 1.261 mm (altura)
- Entre-eixos: 2.662 mm
- Pneus 285/35 R19 (dianteira) / 335/30 R20 (traseira)
- Porta-malas: 50 litros
- Tanque: 60 litros
- 0-100 km/h: 2,9s
- Velocidade máxima: 352 km/h
- Consumo cidade: 3 km/l
- Consumo estrada: 5 km/l