Saiba como determinar o valor do seu carro da forma correta

Saiba como determinar o valor do seu carro da forma correta

Descubra neste artigo como determinar o valor do seu carro da melhor maneira e evite possíveis prejuízos!

A melhor maneira de determinar o valor de um carro é através dos guias de avaliação, além de olhar os preços ao vivo, online e em concessionárias. 

Além disso, é vital conhecer o valor de um carro antes de iniciar qualquer transação para vender, negociar, comprar ou refinanciar um veículo. 

Aqui estão os passos para obter um valor preciso do carro:

Como determinar o valor do seu carro?

1. Revise os guias de valores de carros

Uma das melhores maneiras de encontrar o valor de um carro é usar um guia de preços de carro online. 

Desse modo, você pode conectar as informações de um carro e sua localização, e o guia mostrará uma gama do que o carro vale.

Se você colocar exatamente o mesmo veículo nos três, você terá três respostas ligeiramente diferentes em cada um dos guias. 

Afinal, se você estiver vendendo seu carro, você vai querer citar o maior valor; se você estiver comprando, citar o menor.

Informações a ter em mãos:

  • Ano, marca, modelo e guarnição;
  • Quilometragem;
  • Tamanho e tipo do motor;
  • Características (tais como tecnologia ou pacotes de tempo frio);
  • Cor.

2. Escolha o tipo de valor que você deseja

Um carro só vale o quanto uma pessoa está disposta a pagar por ele – no entanto, há muitas pessoas e muitos carros.

Desse modo, se você estiver vendendo o seu carro é importante levar em consideração o valor negociado. Afinal, este é provavelmente o valor que um revendedor pagaria por seu carro. 

É o valor mais baixo aqui, pois é muito mais conveniente comercializar essencialmente chaves em uma concessionária do que vender um carro diretamente a outra pessoa.

3. Ajuste o valor de acordo com o estado do carro

O estado de um carro pode variar de justo a excelente, dependendo de tudo, desde a saúde do motor até problemas cosméticos (ou falta deles). 

A maioria dos carros usados são vendidos em “boas” condições, o que significa que o carro tem alguns defeitos cosméticos reparáveis e está livre de grandes problemas mecânicos dispendiosos.

4. Obtenha exemplos ao vivo

Veja os preços em andamento para veículos comparáveis: anúncios de revendedores, listas e outros sites de compra de carros podem fornecer exemplos ao vivo para ajudá-lo a como determinar o valor do seu carro.

Mais uma vez, você também pode ir diretamente à fonte e receber uma oferta de uma empresa automobilística, seja pessoalmente em uma concessionária, ou online.

5. Examine as suas necessidades

Quanto você quer receber pelo veículo? Qual é o seu orçamento para comprar um carro? 

Se você está procurando obter o máximo pelo seu veículo ou pagar o mínimo por seu carro novo, e não se importa em colocar algum trabalho, opte por trabalhar diretamente com outra pessoa e pular na concessionária.

Com que rapidez você quer concluir a transação? Se você quiser dinheiro agora, vender seu veículo para uma empresa de automóveis ou uma concessionária será provavelmente a opção mais rápida, embora se você mesmo levar algum tempo para vendê-lo, poderá ganhar mais dinheiro.

Quanta energia e tempo você pode investir na venda ou compra? Enquanto você pode ganhar ou economizar dinheiro saltando a concessionária, você provavelmente terá que se esforçar no processo. 

Vender diretamente a outra pessoa inclui a comunicação com potenciais compradores, postar anúncios, fazer test drives e preencher a papelada em sua Além disso, comprar diretamente de outra pessoa também envolve o encontro com estranhos para test drives.

Gostou das nossas dicas sobre como determinar o valor do seu carro? Então aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos e familiares que se interessam pelo assunto!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

 

Bruna Cezario

Estudante de Administração pela Universidade de São Paulo, atuo como redatora de conteúdo digital. Sou apaixonada por marketing digital, empreendedorismo, finanças e carros. Tornar esses assuntos fáceis de serem compreendidos por você, é o meu principal propósito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.