Qual o momento certo para trocar os pneus do seu carro?

Os carros possuem peças que vira e mexe precisam ser trocadas, e uma dessas peças são os pneus. Entretanto, nem todo mundo sabe a hora exata de trocar eles.

É necessário saber exatamente o momento certo para fazer a troca de pneus do carro. Essa é uma tarefa essencial, e é preciso ter atenção a certos sinais que os pneus indicam a necessidade da troca. A substituição dos pneus é fundamental para garantir segurança para o veículo.

Algumas variáveis também podem determinar o momento correto para se fazer essa troca. Elas podem mudar de acordo com os tipos do pneu, o volume da carga que é transportada pelo carro, a forma como o motorista conduz o automóvel, a estrada onde o carro anda, clima, manutenção correta, entre outros motivos.

Sabendo disso, é essencial se atentar mais a esse item essencial para o carro. Portanto, confira abaixo algumas dicas e detalhes sobre o momento correto para se trocar os pneus de seu carro.

Imagem: Pixabay

Tread Wear Indicator

Sabendo disso, o motorista consegue adotar o TWI, ou Tread Wear Indicator, que é o principal indicativo a ser considerado. Eles são restos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus, possuindo 1,6mm de profundidade. 

Quando esses chegam em seu limite, acabam sinalizando que o pneu precisa ser trocado, pois ele passou a ser considerado “careca”, interferindo na questão da segurança e se tornando passível de uma autuação pelas autoridades de trânsito.

Essa regra só não é usado nos pneus com bolhas, perfurações ou rasgos. Nesses casos, a substituição precisa ser feita de imediato. Para medir a profundidade, o condutor pode usar uma tampa ou uma moeda.

Outra questão muito importante seria a quantidade de pneus para serem trocados. O essencial é fazer a substituição dos quatro pneus,  caso tenham sido usados de maneira uniforme. Deve-se fazer os rodízios dos mesmos, possibilitando que estejam todos nas mesmas condições.

Caso isso não seja possível, o par de pneus novos precisa ser colocado no eixo traseiro, que é o eixo onde mais se tem estabilidade.

Escolha do novo pneu

No momento de selecionar um novo pneu, é preciso saber a altura ou sério, aro e a largura, além do índice de símbolo de velocidade e carga. Caso não tenha o manual, é necessário entrar em contato com a fabricante do carro para obter as informações.

Caso esse pneu seja o original, é possível verificar todas as informações na lateral do pneu, lá constam dois números separados através de uma barra que indicam a altura e a largura.

A letra também indica o tipo do pneu, e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta forma, o pneu 255/75R15 109 V, por exemplo, possui 255 mm de largura e altura igual a 75% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 15”.

Se o pneu não possuir a letra, significa que o tipo é diagonal. O número 109 é o índice de carga e ele indica que o item suporta carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que os pneus podem ser utilizados à velocidade de 190 km/h quando submetidos a uma carga máxima.

A lateral dos pneus também traz a informação da sua data de fabricação e não de validade.

Imagem padrão
Edson

Iniciando o primeiro período na faculdade de cinema e redator. Trabalhando com a escrita desde 2018, sempre encarei os meus textos com grande responsabilidade, e escrever sobre finanças e economia não vai ser diferente. Descomplicar esses temas para o público geral com certeza é o meu maior desafio, e espero que vocês me acompanhem nessa.

Deixar uma resposta