Reboques ilegais: cinco carros que são proibidos de usar engate

0

Você sabia que um reboque ilegal pode lhe custar muito caro? Descubra a seguir um pouco mais sobre os problemas que você pode colher ao praticar isso.

No entanto, é importante saber que nem todos os carros são rebocados. De acordo com a Portaria 197/06 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os reboques só podem ser aplicados com veículos com maior capacidade de reboque declarada pelo fabricante ou importador. O aviso de reboque é encontrado no manual do proprietário de cada carro e é usado para advertir os proprietários e evitar multas.

A utilização de reboques em viaturas não homologadas pelas próprias marcas para esta utilização constitui uma infracção ao disposto no ponto XII do artigo 230.º da codificação Nacional de Trânsito (BCE), que regulamenta a utilização de acessórios ou equipamentos proibidos. Nesse caso, trata-se de infração gravíssima, com 5 pontos da licença Nacional (CNH) e multa de R$ 195,23.

Imagem: Pixabay

Volkswagen Up! 

Embora o Volkswagen Compact seja retirado do mercado em 2021, ainda é muito popular no mercado de usados. Se você está pensando em rebocar algo com o Up!, saber que é proibido.

Chevrolet Onix e Onix Plus 

O carro que foi líder de mercado por seis anos também não pode ser usado como reboque. conselhos para carros de linha compacta tanto para portas quanto para sedãs Há um aviso de que o veículo está proibido de ser rebocado.

Toyota Corolla (até 2019) 

Tal como acontece com o up!, as unidades Corolla fabricadas até 2019 não podem ser rebocadas, pois não foram homologadas para tal. Vale ressaltar também que outros veículos de marcas como Yaris, Etios, Camry e até mesmo o RAV4 também não são certificadas para esse fim.

HR-V e outros Honda 

Toda a linha de produtos Honda no Pau-Brasil não possui homologação de carreta. O mesmo vale para o Fit, City, HR-V e até o SUV médio a grande CR-V ou o sedã comercial Accord.

Nissan Kicks 

A Nissan possui uma picape Frontier que garante apenas o reboque de um produto. O outro lado é o carro-chefe do Kicks. No entanto, os SUVs não estão sozinhos na lista do reboque. Outros veículos de outros modelos vendidos aqui, como os mais novos Sentra, V-Drive, March e Versa, também não podem usar esse recurso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.