Saiba como evitar acidentes de trânsito

0

Acidentes de trânsito são bem comuns de acontecer, mas existem algumas dicas que podem evitar vários deles. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto maior país do mundo no número de mortes no trânsito. Esses dados e o fato de termos cada vez mais carros circulando pelas ruas aumenta a preocupação com a segurança dos brasileiros em relação aos acidentes de trânsito. 

Apesar de muitas vezes serem inevitáveis, grande parte dos acidentes de trânsito podem ser evitados e nós acreditamos que medidas muito simples podem ser tomadas para que o trânsito seja mais seguro. Pensando nisso, preparamos  este artigo com algumas dicas de como você pode aumentar a segurança no trânsito evitando situações perigosas.

Imagem: Pixabay

Dicas para evitar acidentes de trânsito 

1-  Faça revisões no seu veículo com frequência 

A revisão do carro também é um fator que influencia muito a sua segurança no trânsito. Se o seu veículo estiver com a manutenção e mecânica em dia, as chances de problemas na sua viagem e até acidentes de trânsito são bem menores. 

Por isso, é importante que você faça a manutenção preventiva do seu veículo com frequência. Atente-se de levar seu carro em um mecânico de confiança.

Outra dica é não focar somente no motor do veículo, mas também verificar os pneus, pedais, faróis, pisca-alerta e o sistema elétrico. Afinal, quando se trata de trânsito, todo cuidado é pouco!

2- Obedeça a distância segura entre os veículos 

Para evitar as colisões, procure sempre respeitar a distância segura em relação aos veículos próximos.

Além de ser considerada infração grave quando o motorista deixa de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o veículo e os demais, essa ação pode causar acidentes graves e muitos danos aos veículos envolvidos. 

Em velocidades baixas, o ideal é manter um distanciamento de cerca de 3 carros com o veículo da frente. Quanto mais alta a velocidade, maior deve ser o distanciamento entre o seu veículo e o outro. 

3- Antes de pegar estrada, veja a previsão do tempo 

Um fator que influencia a direção e o fluxo do trânsito é o tempo. Dirigir em dias de chuva, principalmente na rodovia, é bem mais desafiador do que em um dia ensolarado. 

Falta de visibilidade e pista escorregadia são os principais problemas. Para evitar possíveis acidentes, é importante sempre olhar a previsão do tempo antes de sair com seu veículo. 

Se puder, evite pegar pista em dias chuvosos. Se mesmo assim for necessário, reduza a velocidade e tenha muito cuidado com a neblina: em dias assim, a pista fica úmida e escorregadia. Portanto, mantenha uma distância maior entre o carro da frente.

 

4- Evite o celular quando estiver dirigindo 

O uso do aparelho ao volante diminui drasticamente a atenção que o condutor dá ao que está acontecendo em sua volta.Ainda que por uma fração de segundo, qualquer descuido pode ser fatal. Evite qualquer distração quando estiver dirigindo e foque totalmente a sua atenção no percurso, com as duas mãos no volante.

5- Respeite os limites de velocidade

Mesmo que você se considere um motorista experiente para dirigir em altas velocidades, existem pistas que possuem muitas curvas e isso pode acabar em um acidente de trânsito. 

Por isso, é importante respeitar a sinalização, seja em uma rua ou rodovia, essa é uma das melhores maneiras de manter a sua segurança — e de todos à sua volta.

Se estiver na velocidade indicada para o local, mesmo que aconteça algo, o  motorista tem condições de reagir a tempo, bem como controlar o próprio carro.

Fique de olho em nosso blog para receber mais dicas de trânsito como estas. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.